Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Schäuble: "A questão agora é saber se podemos acreditar no Governo grego. Existem muitas dúvidas"

Berlim considera que o Executivo de Alexis Tsipras ainda tem muito a provar. O Governo de Angela Merkel tem estado nos bastidores a tentar obter o apoio da sua bancada parlamentar para aprovar a extensão do empréstimo. Contudo, 60 deputados que defendem uma linha dura para a Grécia poderão chumbar o acordo.

5 de Fevereiro – Varoufakis após encontro com o ministro das Finanças alemão

“Precisamos que os nossos amigos alemães nos ajudem a garantir que nunca mais teremos uma depressão [como a que antecedeu a subida de Hitler ao poder]. A Alemanha pode estar orgulhosa por ter erradicado o nazismo aqui, mas não na Grécia. O terceiro maior partido não é neo-nazi, é nazi.”
Reuters
25 de Fevereiro de 2015 às 10:16
  • 12
  • ...

A dois dias do parlamento da Alemanha votar a extensão do empréstimo à Grécia, depois de aprovado pelo Eurogrupo, Berlim considera que Atenas ainda tem muito trabalho pela frente.

 

"A questão agora é saber se podemos acreditar nas garantias do Governo grego ou não. Existem muitas dúvidas na Alemanha, isso tem que ser entendido", disse Wolfgang Schäuble aos microfones da rádio SWR2, citado pela Reuters.

 

O responsável pelas contas da maior economia da Zona Euro sublinhou que o seu Governo não tomou de ânimo leve a decisão de aprovar a extensão em quatro meses.

 

"Não foi uma decisão fácil para nós", afirmou, apontando que "também não foi fácil para o Governo grego" depois do Syriza ter dito "algo completamente diferente na campanha" aos eleitores gregos.

 

As declarações do ministro surgem a 48 horas do Bundestag apreciar e votar a extensão do empréstimo em quatro meses para a Grécia na sexta-feira.

 

Nos bastidores, o Governo alemão tem estado em contacto com os deputados do CDU para assegurar que a extensão é aprovada sem problemas. Angela Merkel, mas também Wolfgang Schäuble, reuniram-se ontem em Berlim com vários deputados conservadores para obterem o apoio da bancada parlamentar do CDU na votação.

 

No entanto, um grupo de deputados que defendem uma linha dura contra a Grécia, vieram a público apontar que Berlim está a ser muito tolerante com Atenas.

 

"Uma simples extensão do programa de ajuda sem condições efectivas significa que estamos a atirar mais dinheiro à rua", escreveram dois membros do CDU, Kurt Lauk e Wolfgang Steiger, numa carta enviada à bancada parlamentar, avança hoje o Frankfurter Allgemeine Zeitung, segundo a Reuters.

 

Ao mesmo tempo, outro deputado conservador veio a público pedir ao Bundestag para chumbar a extensão do programa. "O contrário seria extremamente negligente e uma traição ao contribuinte alemão", disse David Bendels ao Handelsblatt, defendendo também que a Grécia não pode continuar no euro.

 

A imprensa alemã também avança hoje que 60 deputados da coligação do Governo de Merkel poderão votar contra a extensão do empréstimo à Grécia. Mas, mesmo assim, a moção deverá ser aprovada pois dos 631 lugares do Bundestag, a coligação governamental detém uma maioria de 504 lugares.

Ver comentários
Saber mais Grécia Alemanha Eurogrupo Wolfgang Schäuble alexis tsipras angela merkel economia negócios e finanças orçamento do estado e impostos macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio