Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Em semana de pagamento ao FMI, gregos procuram apoio de Washington a Moscovo

As negociações técnicas serão retomadas esta segunda-feira, em Bruxelas, no mesmo dia em que Varoufakis estará reunido com responsáveis do Governo norte-americano. Na quarta-feira Tsipras ruma a Moscovo, na véspera do reembolso ao FMI.

Bloomberg
06 de Abril de 2015 às 11:29
  • 33
  • ...

Com os cofres de Atenas quase vazios e obrigações com os credores por cumprir, as negociações técnicas em Bruxelas para a assistência financeira à Grécia retomam esta segunda-feira, depois dos feriados da Páscoa.

 

A semana começa também com um encontro entre o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, e Sheets Nathan, o responsável do Tesouro norte-americano para os Assuntos Internacionais, esta segunda-feira, em Washington.

 

Varoufakis reúne-se, assim, com responsáveis do Governo dos Estados Unidos depois do encontro de ontem com a directora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, em Washington, onde reiterou que a Grécia irá cumprir o reembolso de aproximadamente 450 milhões de euros à instituição na próxima quinta-feira, 9 de Abril, referentes ao primeiro resgate financeiro de 2010.

 

"As negociações serão mais eficazes e haverá temas estabelecidos para que possamos chegar a um acordo melhor e de forma mais rápida", disse Varoufakis aos jornalistas, no final do encontro com Lagarde, citado pelo Ekathimerini. "O Governo grego sempre cumpriu as suas obrigações, e vai continuar a fazê-lo".

 

Numa declaração divulgada depois da reunião, a directora-geral do FMI assegurou ter acordado com o ministro das Finanças de Atenas que a "cooperação eficaz é do interesse de todos" e que a "incerteza contínua não é do interesse da Grécia".

 

Esta quarta-feira, antes do prazo limite para o pagamento ao FMI, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ruma a Moscovo para se reunir com o presidente Vladimir Putin. De acordo com o Executivo russo, o país está disponível para discutir a flexibilização das restrições sobre os produtos alimentares gregos, não estando a considerar nenhum apoio financeiro a Atenas.

 

Segundo o gabinete do primeiro-ministro AlexisTsipras, a reunião com Vladimir Putin servirá para discutir as relações entre a União Europeia e a Rússia, turismo, energia, investimento e comércio.

 

Numa entrevista ao jornal Naftemporiki, Yanis Varoufakis mostrou-se confiante num acordo com os parceiros europeus na reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro que está agendada para o próximo dia 24 de Abril na capital da Letónia, Riga.

 

Já o ministro grego da Economia está mais optimista, tendo garantido, na semana passada, que é possível chegar a um acordo até ao próximo fim-de-semana. "Acredito que as negociações conduzirão a um acordo na semana que vem. O acordo será fechado na semana da Páscoa ortodoxa", disse Stathakis no passado dia 1 de Abril, em entrevista à Skai TV.

 

Atenas tem vindo a tentar responder às exigências dos parceiros do euro, que prometeram desbloquear a última fatia do actual resgate, de 7,2 mil milhões de euros, mas apenas se e quando Atenas der provas de estar disposta a implementar um "conjunto de reformas credíveis" que permita alimentar a expectativa de que, ao fim de cinco anos de empréstimos externos, o país será capaz de recuperar autonomia financeira.

 

O Governo tem revelado dificuldade em apresentar medidas abrangentes e detalhadas, apesar de os cofres do Estado estarem quase vazios.

Ver comentários
Saber mais Atenas Bruxelas Alexis Tsipras Grécia Yanis Varoufakis Moscovo Vladimir Putin AlexisTsipras Assuntos Internacionais União Europeia Rússia Fundo Monetário Internacional economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio