Notícia
Lagarde satisfeita com confirmação de Varoufakis de pagamento ao FMI
A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e o ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, reuniram-se este domingo em Washington para uma conversa informal sobre o programa de reformas do governo helénico.
Christine Lagarde referiu esta noite, em comunicado do FMI após reunião com Yanis Varoufakis, que ambos concordaram ser "do interesse de todos que haja uma cooperação efectiva". "Salientámos que uma contínua incerteza não é do interesse da Grécia", diz o comunicado do organismo presidido por Lagarde.
Além disso, "acolhi com agrado a confirmação, pelo ministro [das Finanças da Grécia], que o reembolso devido ao FMI será feito a 9 de Abril", acrescentou a directora-geral do FMI. Recorde-se que é precisamente nesse dia que finda o prazo de pagamento, ao Fundo, de um empréstimo no valor de 450 milhões de euros.
O vice-ministro das Finanças, Dimitris Mardas, tinha já reafirmado este sábado que a Grécia dispunha de dinheiro suficiente para pagar esse empréstimo, bem como salários, pensões e outros compromissos devidos ao longo desta semana.
No total, o Estado grego deve pagar este mês 650 milhões de euros aos seus credores - 450 milhões de euros ao FMI e 200 milhões de euros relativos a juros da dívida, além de substituir 2.400 milhões de euros de títulos de dívida de curto prazo que vencem em Abril.
Por outro lado, Lagarde diz que manifestou o seu agrado "perante o compromisso do ministro de melhorar a capacidade das equipas técnicas no sentido de trabalharem com as autoridades na realização do necessário processo de auditoria [due diligence] em Atenas", bem como perante o seu compromisso para "promover, com as equipas em Bruxelas, um debate sobre as políticas gregas", sendo que ambos os procedimentos terão início esta segunda-feira.
"Reitero que o Fundo continua empenhado em colaborar com as autoridades para ajudar a Grécia a regressar a uma via sustentável do crescimento e emprego", conclui o comunicado do FMI.