Notícia
Portugueses batem recorde de compra de casas em Espanha
Na primeira metade deste ano foram mais de 900 as casas compradas por portugueses no país vizinho, um número inédito, segundo o portal Idealista.
Nos primeiros seis meses deste ano os portugueses compraram 921 casas em Espanha, um número que constitui um máximo histórico, segundo um estudo do portal imobiliário Idealista.
O primeiro semestre do ano viu cidadãos estrangeiros comprarem 69.412 casas no país vizinho, o que representa uma subida homóloga de 1,8%. Desta forma, sublinha o Idealista, uma em cada cinco casas vendidas em Espanha entre janeiro e junho foi comprada por pessoas de outras nacionalidades.
Deste total, a maioria das transações foi realizada por estrangeiros residentes (40.389, um crescimento de 4,2%), enquanto os estrangeiros não residentes adquiriram 29.023 casas, o que traduz uma quebra de 1,4% face a igual período do ano passado.
A maior fatia cabe aos britânicos, responsáveis pela aquisição de mais de 5.800 casas, seguidos de perto pelos marroquinos, que compraram 5.452. A fechar o pódio surgem os alemães, com cerca de 4.700 transações.
O portal de imobiliário destaca que foram atingidos recordes na compra de casas por oito nacionalidades: marroquinos, italianos, polacos, ucranianos, norte-americanos, irlandeses, colombianos e portugueses.
As 921 casas adquiridas por portugueses superam o anterior máximo de 910 registado na segunda metade de 2022.
Em termos do preço médio, os compradores estrangeiros pagaram 2.249 euros por metro quadrado. Os suecos são os que pagaram mais: 3.330 euros por metro quadrado.
Já os portugueses ficam abaixo da média, com um valor de 1.839 euros por metro quadrado. Na cauda do "ranking" surgem os marroquinos, com apenas 738 euros.