Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Conservadores tentam aliança pró-europeia após demissão de Tsipras

O líder do Nova Democracia vai tentar uma aliança minoritária com o Pasok e o To Potami para evitar eleições antecipadas. Europa espera solução de Governo comprometida com o cumprimento do memorando. Novo cheque europeu chegou hoje a Atenas.

Bloomberg
Negócios 20 de Agosto de 2015 às 20:53
  • ...

No rescaldo da demissão do primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, Evangelos Meimarakis, o recém-empossado líder do Nova Democracia, anunciou nesta quinta-feira, 20 de Agosto, que irá iniciar conversações com Pasok (socialistas) e com o To Potami (novo partido pró-europeu) para tentar uma aliança de Governo, que na aritmética ditada pelas eleições de 25 de Janeiro seria minoritária: 106 lugares num total de 300 do Parlamento.

Segundo a Constituição grega, em caso de demissão ou queda do Governo, o Presidente da República tem de explorar as possibilidades de solução de Governo dentro do quadro parlamentar vigente, devendo consultar o segundo partido mais votado, no caso o Nova Democracia, que dispõe de três dias para responder.

Os conservadores elegeram apenas 76 deputados, mas Meimarakis disse que vai "explorar todas as vias possíveis" para evitar eleições antecipadas. As sondagens continuam a dar favoritismo a Tsipras.


O primeiro-ministro confirmou na tarde desta quinta-feira, 20 de Agosto, que submeteu o pedido de demissão ao Presidente da República, e defendeu uma nova chamada às urnas o mais rapidamente possível, em alternativa uma possível solução de governo dentro do actual quadro parlamentar. A bola está agora nas mãos de Prokopis Pavlopoulos, conservador eleito com o apoio do Syriza e do Anel.

Da Europa, as reacções foram parcas, mas no sentido convergente de esperar que uma próxima solução de governo seja comprometida com o cumprimento das condições que acabam de ser negociadas pela Grécia a troco do terceiro empréstimo em cinco anos. A primeira parte do novo resgate foi hoje mesmo transferida para Atenas.

(Notícia em actualização)

Ver comentários
Saber mais Evangelos Meimarakis Alexis Tsipras Presidente da República Prokopis Pavlopoulos Grécia To Potami demissão Tsipras
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio