Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia: Bolsa sobe mais de 3% e juros da dívida recuam 100 pontos

Os mercados estão a reagir bem à notícia de que as instituições internacionais deverão apresentar ainda hoje uma proposta final com vista a um acordo para o país receber mais financiamento.

Bloomberg
Negócios 03 de Junho de 2015 às 11:20
  • 1
  • ...

A dois dias do prazo estabelecido para pagar 300 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI), Alexis Tsipras voa hoje para Bruxelas. À sua espera vai estar uma proposta por parte das instituições internacionais, a ser apresentada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. Se aceite, os credores vão libertar os sete mil milhões de euros que tem guardados nos cofres para a Grécia.

Os mercados estão a reagir bem à notícia de que o diálogo entre Atenas e os credores continua e que já existe um documento em cima da mesa.

Desta forma, a bolsa de Atenas está a subir 3,37% para 224,89 pontos, à boleia dos bancos gregos. O índice para a banca está a ganhar 7,01% para 715,30 pontos, com National Bank of Greece (7,14%) a liderar os ganhos, seguido do Piraeus Bank (6,29%), Eurobank (6,16%) e Alpha Bank (4,69%).

No mercado de obrigações soberanas, os investidores também estão a dar tréguas à Grécia e os juros está a recuar nas diferentes maturidades. A taxa de juro a dois anos recua 112,3 pontos base para 22,812%. A quatro anos, a taxa desce 18,9 pontos 16,103%, enquanto a taxa de juro a 10 anos está a descer 13,9 pontos para 11,218%.

O Governo grego já veio avisar, contudo, que se não houver acordo, Atenas não vai reembolsar o FMI no final desta semana. "Se não houver perspectiva de acordo até sexta-feira ou segunda-feira, não vamos pagar", disse o porta-voz do Executivo helénico Nikos Filis.

A proposta das instituições internacionais a ser "discutida" com Alexis Tsipras cobre "todas as áreas essenciais e reflecte as discussões das últimas semanas", disse um alto responsável da União Europeia ao The Guardian.

Na agenda de Alexis Tsipras também consta uma reunião ao final do dia onde vão estar o presidente do Eurogrupo, Jeroen Djisselbloem, Jean-Claude Juncker, e representantes do FMI e do BCE.

Ver comentários
Saber mais Grécia Fundo Monetário Internacional Alexis Tsipras presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker economia negócios e finanças macroeconomia economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio