Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Reino Unido perderá 73 mil milhões de euros por ano sem acesso à UE

A estimativa consta de um relatório preparado para o Governo e diz apenas respeito à perda de receita fiscal.

Reuters
11 de Outubro de 2016 às 15:06
  • 7
  • ...

Os cofres públicos do Reino Unido perderão cerca de 66 mil milhões de libras (quase 73 mil milhões de euros) em receita fiscal anual se o Reino Unido perder o acesso ao mercado único dos demais países da União Europeia (UE). O valor consta de um relatório preparado para o Governo britânico, que o The Times revela na sua edição desta terça-feira, 11 de Outubro.

Escreve o jornal que o relatório foi entregue à primeira-ministra Theresa May que recentemente anunciou a intenção de, em Março do próximo ano, invocar formalmente o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, desencadeando a retirada do Reino Unido da UE.


Londres quer que o processo de saída seja conduzido de forma a que a plena integração na UE seja substituída por um novo enquadramento que permita ao Reino Unido ter o máximo acesso ao mercado único – entendido como liberdade de circulação de bens, capitais e serviços – e, ao mesmo tempo, recuperar a capacidade de limitar a entrada de trabalhadores dos demais países da União.


Vários parceiros europeus, designadamente a Alemanha, têm advertido que as quatro liberdades da UE são inseparáveis.

Falando na semana passada perante empresários alemães – desejosos de manter o mais possível o "status quo" – a chanceler Angela Merkel afirmou que as negociações sobre o pós-Brexit, "não vão ser fáceis" e que o acesso recíproco aos mercados é decisivo e será condicionado a idêntico grau de livre circulação de pessoas.

A chanceler alemã tem repetidamente afirmado que a negociação do pós-Brexit tem de ser realizada com o maior cuidado, porque a saída de um primeiro país ao fim de mais de meio século de contínua integração e alargamento pode ser "um ponto de ruptura na história da UE".

Os britânicos decidiram, por 52% dos votos, a saída do Reino Unido no referendo realizado em 23 de Junho. 

Ver comentários
Saber mais Reino Unido Brexit custos mercado único União Europeia Theresa May Tratado de Lisboa receita fiscal Angela Merkel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio