Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel adverte Londres que acesso recíproco a mercados é decisivo num acordo pós-Brexit

A liberdade de circulação de bens e capitais é inseparável da de pessoas, relembra a chanceler alemã.

06 de Outubro de 2016 às 12:08
  • 3
  • ...

Angela Merkel advertiu nesta quinta-feira, 6 de Outubro, que as negociações da saída do Reino Unido da União Europeia, Brexit, "não vão ser fáceis" e que o acesso recíproco aos mercados é decisivo e condicionado à livre circulação de pessoas.


A chanceler alemã intervinha no congresso anual da Federação da Indústria Alemã (BDI), organização que tem manifestado grande preocupação quanto aos termos da futura relação comercial entre o Reino Unido e a UE.


"Não vão ser negociações fáceis", disse Merkel, recordando que as conversações só se vão iniciar depois de Londres accionar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, o que a primeiro-ministra britânica, Theresa May, anunciou para Março de 2017.

Nessas conversações, disse Merkel, o grau de acesso recíproco aos respectivos mercados será uma questão chave.


O acesso ao mercado comum europeu, vital para a economia britânica, é inseparável da livre circulação de pessoas, que o Reino Unido quer limitar.


Merkel frisou que aquelas são duas liberdades fundamentais da UE que não se podem desligar, porque tal criaria um perigoso precedente em que "cada país faz o que quer".

 
A chanceler tem repetidamente afirmado que a negociação do pós-Brexit tem de ser realizada com o maior cuidado, porque a saída de um primeiro país ao fim de mais de meio século de contínua integração e alargamento pode ser "um ponto de ruptura na história da União Europeia". "

Os britânicos decidiram, por 52% dos votos, a saída do Reino Unido da União Europeia no referendo realizado em 23 de Junho. 

 

 

Ver comentários
Saber mais Angela Merkel Reino Unido Brexit mercado pessoas livre circulação Federação da Indústria Alemã Theresa May
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio