Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Parlamento Europeu a favor de recolocação de mais 120 mil refugiados

O Parlamento Europeu (PE) votou hoje favoravelmente a proposta da Comissão Europeia para a criação de um mecanismo para recolocar mais 120 mil refugiados pelos Estados-membros.

Reuters
17 de Setembro de 2015 às 10:31
  • 1
  • ...

Colocada de forma extraordinária na agenda parlamentar, a votação da recolocação das pessoas que se encontram em Itália, Grécia e Hungria foi aprovada por uma ampla maioria dos eurodeputados.

 

A moção foi aprovada com 372 votos a favor, 124 contra e 53 abstenções.

 

A Comissão Europeia já saudou esta aprovação e agradeceu ao PE a sua pro-actividade, ao usar um procedimento de emergência para garantir uma votação, uma semana depois dessa proposta ter sido feita na sessão plenária de Estrasburgo.

 

"O caminho está agora aberto para o Conselho adoptar a nossa proposta. Instamos os Estados-membros a tomar as decisões necessárias no conselho extraordinário de ministros da Justiça e do Interior a 22 de Setembro", segundo um comunicado do executivo de Bruxelas.

 

Caso o conselho adopte a decisão na terça-feira, a comissão europeia sublinhou a sua disposição em continuar a trabalhar com os países da União Europeia e com as agências para recolocar os refugiados imediatamente e reduzir a pressão nos países que os têm recebido.

 

Na quarta-feira, o PE decidiu prolongar até hoje a mini-sessão plenária de Bruxelas para votar, ao abrigo do processo de urgência, a proposta de recolocação de mais 120 mil refugiados, para tentar acelerar a decisão. 

 

O presidente da assembleia, Martin Schulz, propôs ao plenário votar esta manhã a proposta apresentada pelo executivo comunitário liderado por Jean-Claude Juncker.

 

Na segunda-feira, os 28 foram incapazes de chegar a acordo sobre o plano de relocalização de mais 120 mil refugiados, adiando uma decisão para uma futura reunião -- entretanto convocada para 20 de Setembro -, tendo apenas aprovado formalmente uma anterior proposta para recolocar 40 mil requerentes de asilo, sobre a qual já havia acordo político.

 

Portugal deverá receber 1.500 refugiados no quadro do primeiro plano de relocalização de 40 mil refugiados, tendo também respondido favoravelmente à mais recente proposta da Comissão, que atribuiu a Portugal mais cerca de três mil refugiados, indicou na passada segunda-feira em Bruxelas a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues.

 

Ver comentários
Saber mais Parlamento Europeu refugiados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio