Notícia
Merkel: Brexit "é um golpe para a Europa"
Angela Merkel garante que a Europa é suficientemente forte e saberá encontrar as melhores respostas às implicações do referendo do Reino Unido.
Numa declaração proferida esta sexta-feira ao final da manhã, a chanceler reconheceu que a Alemanha tem especiais responsabilidades na integração europeia, e, para já, anunciou ter convocado François Hollande, Matteo Renzi e Donald Tusk para uma reunião na próxima quarta-feira.
Merkel garante que o processo de saída do Reino Unido poderá levar anos e que, até lá, o país se mantém membro em pleno da União Europeia. Só depois de lhe ser retirada a condição de membro é que ele oficialmente sairá do espaço europeu.
Lembrou ainda que a Europa é "uma sociedade e comunidade única de valores e um garante de estabilidade" e evocou ainda os séculos de guerras sangrentas que a União Europeia veio estancar, mas que não estão completamente afastadas.
"Não há volta a dar. É um golpe para a Europa", afirmou a chanceler alemã, Angela Merkel.
"O que acontecer nos próximos dias, meses, anos, vai depender do que nós, os restantes 27 membros da União Europeia, formos capazes de fazer e estivermos dispostos a fazer."