Notícia
FMI diz estar preparado para apoiar os países
Em comunicado, Christine Lagarde afirma que o FMI está a acompanhar de perto os desenvolvimentos e preparado para apoiar os países membros, se for necessário. Lagarde aplaude as iniciativas do BCE e do Banco de Inglaterra.
O FMI está a acompanhar de perto os desenvolvimentos e preparado para apoiar, se for necessário, os países membros do Fundo, indica a directora-geral, Christine Lagarde, num comunicado divulgado pelo Fundo.
"Apoiamos fortemente os compromissos do Banco de Inglaterra e do Banco Central Europeu de garantir liquidez ao sistema bancário e reduzir a excessiva volatilidade financeira. Vamos continuar a acompanhar os desenvolvimentos de perto e estamos prontos para apoiar os nossos membros, se necessário", lê-se no comunicado.
O FMI espera que na sequência do referendo que vai determinar a saída do Reino Unido da União Europeia, as autoridades consigam assegurar uma "transição suave".
"Registámos a decisão do povo do Reino Unido. Pedimos às autoridades do Reino Unido e da Europa que trabalhem de forma cooperativa para assegurar uma transição suave para uma nova relação económica entre o Reino Unido e a União Europeia, clarificando os procedimentos e os grandes objectivos que vão orientar o processo".
Há cerca de uma semana o FMI publicou um capítulo especial no Artigo IV relativo ao Reino Unido no qual concluía que o cenário de saída da União Europeia, que agora se confirma, deverá levar o Reino Unido a perder entre 1,5% e 5,5% do seu PIB anual. Portugal pode perder até 0,5%, de acordo com as contas do Fundo.