Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Antevisão da semana: Bancos centrais em Sintra com atenções ainda no Brexit

Ainda a digerir os resultados do referendo britânico, os banqueiros centrais encontram-se em Sintra para o Fórum do BCE. A semana ficará ainda marcada pela publicação dos dados relativos ao desemprego na Europa.

Reuters
26 de Junho de 2016 às 20:00
  • 1
  • ...

Segunda-feira, 27 de Junho

Bancos centrais reúnem-se em sintra

O final da semana passada ficou marcada pela vitória do "Leave" no referendo britânico para determinar o futuro do Reino Unido na União Europeia. A confirmação do Brexit acabou por ser responsável por uma sexta-feira "negra" nos mercados. Mas a intervenção dos bancos centrais acabou por impedir perdas mais acentuadas. Esta semana começa com o Fórum do Banco Central Europeu (BCE), em Sintra, onde as atenções estarão novamente voltadas para o referendo britânico. Neste encontro, que decorre até quarta-feira, estarão entre outros, o presidente do BCE, Mario Draghi, a presidente da Fed, Janet Yellen, e o presidente do Banco de Inglaterra, Mark Carney.

Terça-feira, 28 de Junho

Brexit na agenda do Conselho Europeu
Um dia depois dos banqueiros centrais, será a vez de os líderes europeus se reunirem. Decorre, entre terça e quarta-feira, o Conselho Europeu em Bruxelas. Na agenda  deste encontro entre os líderes europeus estará precisamente a discussão em torno dos resultados do referendo britânico realizado, no final da semana passada. Este será mesmo o primeiro encontro dos principais líderes europeus depois de os britânicos terem ido às urnas para escolher o futuro do país na União Europeia. Este referendo culminou com a vitória do "Leave" e sucederam-se as reacções de choque dos líderes europeus.

Quarta-feira, 29 de Junho

Novos dados do mercado imobiliário
Se na semana passada foram publicados os indicadores relativos às compras de casas novas e usadas nos Estados Unidos, esta semana serão conhecidos os dados relativos aos contratos de compra e venda de casas, em Maio. Depois de terem aumentado 5,1% no mês anterior, as estimativas dos economistas apontam para um recuo de 1%. Ainda na maior economia do mundo, na véspera, será publicada a última estimativa do produto interno bruto (PIB) do primeiro trimestre. Prevê-se um avanço de 1%.

Quinta-feira, 30 de Junho

Eurostat divulga taxa de inflação
Na quinta-feira, as atenções dos investidores poderão voltar-se para a publicação de indicadores económicos. O Eurostat publica índice de preços no consumidor, na Zona Euro, relativo ao mês de Junho. Depois de ter recuado 0,1% no mês anterior, a estimativa dos economistas consultados pela Bloomberg aponta para que a taxa de inflação homóloga se tenha situado nos 0,0%. Este indicador é de extrema importância para o BCE que tem agendada a sua próxima reunião de política monetária para 21 de Julho.

Sexta-feira, 1 de Julho

Desemprego na Zona Euro fecha semana
Para terminar a semana, as atenções dos mercados estarão voltadas na publicação de novos indicadores económicos. Na Zona Euro, o Eurostat revela a taxa de desemprego, relativa ao mês de Maio. As estimativas dos economistas são de que a taxa tenha descido ligeiramente para 10,1% face aos 10,2% fixados no mês anterior. Na véspera, em Portugal, o INE revela também as estimativas mensais de emprego e desemprego, em Maio.

Ver comentários
Saber mais Investidor Privado antevisão da semana BCE juros PIB política monetária mercados INE economia indicadores Brexit bancos centrais Sintra desemprego
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio