Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sondagens: coligação de Governo na Irlanda terá perdido maioria nas eleições

A coligação que governa a Irlanda perdeu a maioria nas eleições de sexta-feira, segundo as duas sondagens à boca das urnas publicadas. Os resultados oficiais ainda não foram divulgados.

Aidan Crawley/Bloomberg
Negócios 27 de Fevereiro de 2016 às 12:44
  • ...
Ainda sem resultados definitivos, há duas sondagens que apontam para aquilo que os analistas vinham a antecipar: a coligação que tem governado a Irlanda terá perdido a maioria, o que pode mergulhar o país numa instabilidade política, tal como aconteceu com Portugal e Espanha.

Embora tendo saído vencedora das eleições, os votos nos dois partidos da coligação não chegaram para alcançar uma maioria. De acordo com os jornais internacionais, duas sondagens apontam para essa perda de maioria do primeiro-ministro Enda Kenny, do Fine Gael (democratas-cristãos), que tem governado com o aliado Partido Trabalhista. Juntos terão obtido 32%, de acordo com uma sondagem da estação televisiva RTE, divulgada este sábado, 27 de Fevereiro. As eleições decorreram sexta-feira, 26 de Fevereiro, dia que foi divulgada uma primeira sondagem, do Irish Times, que dava 34% dos votos à coligação. 

São precisos 44% para alcançar a maioria. Daí que se comecem a forjar cenários para uma nova coligação, do Fine Gael com o tradicional rival Fianna Fáil, que governou o país nos anos que culminaram com a entrada da troika no país. Juntos teriam 46%.

Em entrevista à RTE, Tom Curran, do Fine Gael, declarou, citado pela Bloomberg, que a coligação estaria muito perto de uma maioria, dizendo ser ainda cedo para especular em novas alianças. Na sondagem da RTE, o Fine Gael teria conseguido 25% menos que os 36% de 2011. Os trabalhistas terão tido uma queda mais acentuada: de 19% terão passado para 7%. Já o Fianna Fáil, que perdeu o poder em 2011 para Enda Kenny, aumentou a sua votação percentual de 17% para 21%.

O Sinn Fein ganhou seis pontos percentuais, devendo ter atingido uma votação de 16%, de acordo com a RTE.




Já na sondagem do Irish Times, a coligação teria recebido 33,9% dos votos, cabendo 26,1% ao Fine Gael e 7,8% aos Trabalhistas. O Fianna Fáil teria conseguido 22,9%.



O primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny usou, durante a campanha, o exemplo de Portugal para o que não desejava que acontecesse na Irlanda, dizendo que o país estava a pagar um preço "horrendo" pela instabilidade política, a propósito da subida da taxa de juro na dívida pública a 10 anos que ultrapassou os 4% na semana antes da votação do Orçamento do Estado. "Não queremos ser como Portugal", terá declarado.
Ver comentários
Saber mais Irlanda eleições governo coligação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio