Notícia
Kenny inicia conversações para liderar novo governo na Irlanda
Os resultados ainda não estão totalmente fechados mas confirma-se que o partido do primeiro-ministro, tendo tido um resultado muito aquém do esperado, foi ainda assim o mais votado.
Enda Kenny, o primeiro-ministro irlandês e líder do Fine Gael, vai iniciar negociações com outros partidos para tentar chegar a uma plataforma de compromisso que permita a formação de um governo. Esse mandato foi-lhe dado numa reunião realizada terça-feira à noite pela direcção do partido que, não obstante ter obtido um resultado que reconhece ser "decepcionante", continuou a ser o mais votado nas eleições realizadas na passada sexta-feira.
"Vamos envolver-nos plena e inclusivamente com outros partidos, grupos e deputados independentes para assegurar que um governo determinado em trabalhar para os irlandeses pode ser formado", disse Kenny, citado pelo Irish Times.
A contagem dos votos ainda não está completamente fechada, mas confirma-se que o Fine Gael de Enda Kenny, que tem governado o país em coligação com os socialistas, foi o partido mais votado. Contudo os cerca de 25,5% dos votos que terá recebido ficam muito perto dos 24,3% atribuídos ao rival conservador do Fiana Fail, ao passo que os socialistas terão ficado aquém de 7%. Tal como aconteceu em Portugal e Espanha, a dispersão de votos na Irlanda gera condições para um impasse político que poderá forçar eleições antecipadas.
"Em consulta com os nossos representantes que foram agora eleitos, vamos formular um conjunto de princípios que orientarão a participação Fine Gael num futuro governo. Esses princípios reflectirão as preocupações destacadas e priorizadas durante a campanha eleitoral pelo povo irlandês."
A declaração foi feita um dia depois de o líder de Fianna Fáil, Micheál Martin, ter pedido que se discuta uma "forte limitação" dos poderes do actual governo antes de o novo parlamento – o Dáil – tomar posse em 10 de Março. Se nessa data, o parlamento não conseguir investir nenhum primeiro-ministro, Enda Kenny continuará em gestão, sendo este um cenário provável.