Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Draghi avisa que Brexit custa 0,5% ao PIB da Zona Euro

O presidente do BCE revela aos líderes europeus qual o impacto do Brexit e mostra-se preocupado com as movimentações no mercado cambial.

Reuters
28 de Junho de 2016 às 19:33
  • 1
  • ...

O Presidente do Banco Central Europeu vai alertar hoje os líderes europeus para qual será o impacto económico da saída do Reino Unido da União Europeia.

 

As contas de Draghi apontam para que o Brexit custe 0,5% do PIB da Zona Euro no espaço de três anos, refere o documento obtido pela Bloomberg, que esta noite estará à mesa do jantar do Conselho Europeu.

 

O presidente irá afirmar que se o Reino Unido entrar em recessão na sequência do Brexit, o impacto na economia da Zona Euro será imediato. Além disso, os efeitos sentir-se-ão em todos os mercados internacionais, sobretudo no cambial.

 

Draghi teme que os países respondam a esta crise com uma desvalorização das taxas de câmbio, para aumentar a competitividade das economias, o que pode desencadear uma guerra cambial e gerar mais turbulência.

 

O presidente do BCE repetiu também aos líderes europeus que a autoridade monetária tudo fará para preservar a estabilidade de preços na Zona Euro.

 

E garantirá que na sequência do resultado do referendo, o BCE acelerou a cooperação com os restantes bancos centrais na vigilância aos movimentos das taxas de câmbio.

 

Draghi pedirá ainda aos chefes de Governo dos países da Zona Euro que é altura de enfrentar os problemas de vulnerabilidade da banca da região e que a política orçamental deverá ser focada no reforço do investimento.

Ver comentários
Saber mais Presidente do Banco Central Europeu Mário Draghi Brexit
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio