Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Boris Johnson garante que o Reino Unido vai continuar a ter papel de liderança na Europa

À chegada ao conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson foi mais meigo nas palavras do que tinha sido durante a campanha onde foi o rosto do Brexit.

Toby Melville/Reuters
Negócios 18 de Julho de 2016 às 08:02
  • 3
  • ...

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, declarou à chegada ao seu primeiro conselho europeu dos chefes da diplomacia que vai assegurar aos parceiros da União Europeia que o Reino Unido vai continuar a cooperar com eles mesmo saindo do bloco.

 

"A mensagem que levo para os nossos amigos no conselho é que temos de garantir que cumprimos a vontade do povo e saímos da União Europeia, mas isso não significa, de todo, que vamos sair da Europa", declarou o agora ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, escolhido pela nova primeira-ministra britânica Theresa May, e depois de ter sido o rosto pela campanha do Brexit.

 

"Não vamos abandonar o nosso papel de liderança na cooperação e participação europeia", declarou Boris Johnson, que regressa a Bruxelas, depois de ter aí vivido como correspondente quando era jornalista.

 

No domingo, Boris Johnson encontrou-se com a chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, tendo, segundo a Reuters, ambos sugerido que o encontro foi positivo, e onde se terá discutido uma resposta conjunta depois do golpe de estado falhado na Turquia e do atentado de Nice.  "Quando olhamos para a discussão em cima da mesa esta manhã depois dos eventos horríveis em Nice e na Turquia, onde temos de trabalhar em conjunto, vemos a importância" do papel do Reino Unido na Europa, apontou o actual chefe da diplomacia britânica.

 

"Sobre a Turquia, penso ser muito importante vermos moderação de todos os lados, e é a isso que apelo", declarou Johnson.

 

Já questionada sobre a posição de Johnson relativamente à União Europeia – durante a campanha Boris Johnson, de forma polémica, comparou a União ao plano de Hitler de domínio da Europa - Mogherini declarou apenas que o encontro com o novo titular da pasta dos Negócios Estrangeiros foi "muito positivo".

(Notícia actualizada às 09:19 com mais declarações)

Ver comentários
Saber mais Brexit Boris Johnson MNE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio