Notícia
Reino Unido abdica da presidência da União em 2017
O anúncio foi feito esta quarta-feira, 20 de Julho, pelo Governo britânico. O país vai abdicar da presidência rotativa da União Europeia, prevista para 2017.
A decisão está esta quarta-feira, 20 de Julho, a ser avançada pelos jornais britânicos, citando informações de Downing Street. No dia em que Theresa May vai a Berlim, encontrar-se com Angela Merkel, seguindo quinta-feira para Paris para se encontrar com François Hollande.
"Durante as duas visitas, a primeira-ministra deverá ter conversas com os parceiros líderes, para promover o estabelecimento de relações pessoais que abram caminho a discussões abertas e francas nos próximos meses nas negociações do Reino Unido para sair da União Europeia", segundo um comunicado do gabinete de Theresa May.
Theresa May tem dito que accionará o artigo 50.º do Tratado de Lisboa no final do ano, mas já garantiu várias vezes que conduzirá o país para a saída da União Europeia, conforme foi a vontade do povo.
Para já, Downing Street fez saber que prescindirá da presidência da União Europeia, que deveria ser sua no segundo semestre de 2017, depois de Malta. Estónia seria o país a seguir ao Reino Unido, a assumir a presidência da União em Janeiro de 2018.
A decisão terá já sido comunicada a Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, acrescenta o The Guardian que admite ser uma decisão esperada.