Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Wall Street procura direção após pausa natalícia. "Megacaps" pressionam

Os principais índices norte-americanos dividiram-se entre ganhos e perdas, mas com movimentações pouco expressivas. "Yields" mais elevadas travaram ganhos das "megacaps".

Mark Lennihan/AP
26 de Dezembro de 2024 às 21:11
  • ...

Wall Street regressou da pausa de Natal sem rumo. Numa sessão marcada por um volume de negociação reduzido, os investidores aproveitaram este dia para reavaliarem as suas carteiras de investimento e retirar mais-valias, numa altura em que os principais índices norte-americanos têm beneficiado do habitual "rally" do Pai Natal.

Os investidores também optaram por apostar em ativos mais seguros esta quinta-feira, com as "yields" norte-americanas a atingirem máximos de maio e a travarem ganhos das empresas com maior capitalização de mercado. Os juros da dívida soberana do país a dez anos chegaram a tocar nos 4,64% no início da sessão. 

O S&P 500 encerrou a sessão a perder 0,04% para os 6.037,59 pontos, enquanto o Nasdaq Composite caiu 0,05% para 20.020,36 pontos. Já o Dow Jones valorizou 0,07% para 43.325,80 pontos. 

Entre o grupo seleto das "Sete Magníficas", seis terminaram a sessão desta quinta-feira no vermelho, com a Tesla a registar o pior desempenho e a cair 1,76% para 454,13 dólares, "Estamos num ponto de inflexão nas ‘yields’ do Tesouro. Qualquer movimento em alta tende a criar alguma fraqueza no mercado acionista", explica George Cipolloni, gestor de carteiras da Penn Mutual Asset Management, à Reuters.

Esta quinta-feira, também foi dia de conhecer o número de pedidos de subsídio de desemprego na semana passada. Apesar de terem caído para o número mais baixo em um mês, os novos dados continuam a alimentar uma narrativa de um mercado laboral em arrefecimento, mas saudável. Na semana terminada a 21 de dezembro, foram menos mil pedidos para um total de 219 mil – um número inferior às expectativas dos analistas, que se cifrava nos 224 mil.

No mundo das criptomoedas, a queda da bitcoin está a penalizar as empresas ligadas ao setor,  mesmo depois de a MicroStrategy ter anunciado um plano para emitir mais ações - um movimento que vai permitir que a empresa reforce os seus cofres com esta moeda digital. A tecnológica, agora cotada no Nasdaq 100, caiu 4,78% para 341,05 dólares, enquanto outras empresas ligadas ao mundo dos criptoativos, como a Coinbase Global e a Mara Holdings, também registam perdas consideráveis.

As perdas desta quinta-feira quebraram uma série de quatro sessões consecutivas no verde para o Nasdaq e uma série de três sessões em alta para o S&P 500. Os mercados estão num período de fortes valorizações, conhecido como o "rally" do Pai Natal, e que leva, em média, o principal índice norte-americano a valorizar 1,3% nas últimas cinco sessões de dezembro e nas duas primeiras de janeiro, de acordo com dados da Stock Trader's Almanac citados pela Reuters.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio