Notícia
Boris Johnson fez discurso muito europeísta
A secretária de Estado dos Assuntos Europeus portuguesa, Margarida Marques, disse hoje que o novo chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, fez "um dos discursos mais europeístas" do conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.
Na sua estreia em Bruxelas como ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Boris Johnson "fez um dos discursos mais europeístas da reunião", salientou, em declarações à imprensa, Margarida Marques.
Foi "um discurso muito europeísta, no sentido de reconhecer que é fundamental uma cooperação europeia quer na luta contra o terrorismo quer em matéria de defesa".
O novo MNE britânico manifestou, na sua intervenção, "a vontade de o Reino Unido continuar a colaborar com a União Europeia ", descreveu a secretária de Estado.
"Temos que respeitar a vontade do povo e deixar a União Europeia", disse, por seu lado, Johnson, salientando que "em caso algum abandonaremos o nosso papel dirigente na Europa".
Deixar a UE "não significa deixar a Europa", sublinhou.
A reunião dos chefes da diplomacia europeia começou com um pequeno-almoço de trabalho com o seu homólogo norte-americano, John Kerry, tendo sido dominada pela situação na Turquia e as ameaças terroristas.
No mesmo sentido tinham já sido as suas declarações à entrada da reunião em Bruxelas.