Notícia
Governo português diz-se “pronto para construir pontes” com a Arábia Saudita
Ministro Pinto Luz incentiva investimentos portugueses no país onde trabalha Cristiano Ronaldo, tendo apadrinhado a assinatura do quadro estratégico de cooperação entre associações luso-árabes, uma das quais é presidida pelo social-democrata Luís Filipe Menezes, ex-autarca de Gaia.
Numa cerimónia apadrinhada pelo ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, e o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP), Luís Filipe Menezes, ex-presidente da Câmara de Gaia, foi assinado na manhã desta segunda-feira, 13 de janeiro, o quadro estratégico de cooperação entre a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), o Portugal-Saudi Business Council (PSBC) e a Federação das Câmaras de Comércio da Arábia Saudita.
"Considerado um marco nas relações económicas entre Portugal e a Arábia Saudita", este acordo, estabelecido no Tagus Park, em Oeiras, "visa promover a colaboração estratégica entre os dois países, especialmente nas áreas de comércio, investimento e inovação", assinala a instituição liderada pelo ex-autarca de Gaia e antigo presidente do PSD, em comunicado, realçando que o protocolo "reflete o empenho em criar sinergias que beneficiem ambos os mercados, apostando na partilha de conhecimentos e no fortalecimento de redes empresariais".
Miguel Pinto Luz sublinhou o papel do Governo português em apoiar iniciativas que reforcem a internacionalização das empresas nacionais e promovam uma maior inserção de Portugal no mercado global. "Esta parceria demonstra que estamos prontos para construir pontes com mercados emergentes e diversificados, como o saudita, que têm um potencial significativo para o crescimento económico mútuo", sinalizou o ministro das Infraestruturas.
Já Luís Filipe Menezes, que considerou que "Portugal e a Arábia Saudita têm um imenso potencial para trabalhar juntos", apontou que este "quadro estratégico permitirá que as nossas economias se aproximem, com benefícios diretos para os empresários e para as populações de ambos os países".
"Portugal tem mostrado capacidade de inovação e resiliência, características que se complementam perfeitamente com a abertura e o dinamismo das economias árabes. O futuro será construído com base nesta sinergia", conclui o presidente da CCIAP.
O evento aconteceu no âmbito da visita de uma delegação de empresários da Arábia Saudita ao nosso país, que é liderada pelo empresário Alwalid Al-Baltan, presidente do Conselho Empresarial Luso-Saudita, e insere-se no quadro de atividades da CCIAP.
Menezes leva árabes a encontro com Rui Moreira, ao JTM Group e à DST
Entretanto, o presidente da CCIAP tem marcada para a manhã desta terça-feira, 14 de janeiro, uma reunião com o presidente da Câmara do Porto para falar sobre projetos e investimentos árabes no Norte do país.
O encontro entre Luís Filipe Menezes e Rui Moreira terá lugar nos Paços do Concelho do Porto e contará com a presença da delegação de empresários da Arábia Saudita liderada Alwalid Al-Baltan.
Recorde-se que Menezes, que liderou o PSD por um período inferior a um ano – entre 2007 e 2008 -, perdeu em 2013 a corrida à Câmara do Porto para o independente Moreira.
Após a receção na Câmara do Porto, a comitiva seguirá a pé para uma visita ao renovado Mercado do Bolhão.
Pelas 15h30, Menezes e os empresários sauditas deverão visitar o JTM Group, em Perafita, concelho de Matosinhos, "onde serão apresentadas soluções logísticas internacionais e oportunidades de parceria com empresas do mercado da Arábia Saudita".
Uma hora depois, será a vez de um encontro com os responsáveis do grupo DST, em Braga, "onde a comitiva saudita ficará a conhecer projetos inovadores em construção e infraestruturas".
A visita da delegação saudita a Portugal, que visa também captar investimentos portugueses, termina na próxima quinta-feira, na região de Lisboa.