Notícia
Hidrogénio verde vai chegar a meio milhão de casas da região de Lisboa em 2027
A Floene (operadora da rede de distribuição de gás natural) assinou com a Hychem um contrato para a injeção de hidrogénio verde na rede nacional de gás. O investimento nessa ligação ronda os 4,7 milhões de euros e inclui a construção de 8,5 quilómetros de nova rede.
A partir de 2027, a rede de distribuição de gás natural da região de Lisboa, que abrange os concelhos de Lisboa, Amadora, Oeiras, Cascais, Mafra, Sintra e Loures, vai começar a receber o hidrogénio verde produzido pela empresa HyChem (antiga Solvay Portugal) no seu pólo da Póvoa de Santa Iria. No total, serão abrangidos quase meio milhão de clientes domésticos e cerca de 1300 clientes industriais.
Para que estas quase 500 mil famílias possam usar nos seus fogões e esquentadores uma mistura de gás natural e hidrogénio verde daqui a dis anos, a Floene (operadora da rede de distribuição de gás natural), através da sua concessionária Lisboagás, assinou com a Hychem um contrato para a injeção de hidrogénio verde na rede nacional de gás.
"Com esta ligação, e com os valores candidatados a leilão, prevê-se também que a HyChem descarbonize cerca de 30 GWh de energia por ano, a partir dessa data", referem as empresas em comunicado.
Para o CEO da Floene, Gabriel Sousa, este contrato é um "passo significativo, ao qual se seguirão outros passos de relevo em 2025".
Já Manuel Gil Antunes, CEO da Hychem, sublinhou "o investimento que a empresa está a realizar para a disponibilização de hidrogénio verde a clientes finais fora do seu parque industrial, o qual ronda um total de 10 milhões de euros e conta com o apoio do PRR".
A Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2) estabelece como meta, até 2030, injetar 10 % a 15 % de hidrogénio verde nas redes de gás natural e atingir 2 % a 5 % de hidrogénio verde no consumo de energia do setor da indústria. A Floene é neste momento o maior operador de distribuição de gás em Portugal, estando presente em 106 concelhos através de nove empresas - Beiragás, Dianagás, Duriensegás, Lisboagás, Lusitaniagás, Medigás, Paxgás, Setgás e Tagusgás -, contando com mais de 1,1 milhões de clientes ligados. Gere uma rede com mais 13.500 km, preparada para receber gases renováveis, como o hidrogénio e o biometano.