Notícia
Equipa de Trump avalia aplicar tarifas mensalmente e de forma gradual
Os conselheiros económicos da equipa de transição estudam a aplicação gradual das taxas alfandegárias, com subidas mensais entre 2% e 5%. Objetivo seria impedir aceleração da inflação. Proposta ainda terá de ser apresentada a Trump.
Os membros da equipa económica de transição de Donald Trump estão a discutir o aumento gradual de tarifas numa base mensal, seguindo uma abordagem destinada a aumentar a margem negocial sem fazer acelerar a inflação, de acordo com fontes citadas pela Bloomberg.
Uma das propostas envolve uma calendarização das tarifas com um aumento gradual entre 2% e 5% por mês e seria possível no âmbito das competências executivas do Presidente dos EUA previstas na Lei de Poderes de Emergência Económica Internacional, de acordo com as fontes.
As medidas estão ainda numa fase inicial de elaboração e ainda não foram apresentadas a Trump, referem as fontes, significando que estão ainda longe de entrar no processo de decisão do presidente eleito dos EUA, que toma posse a 20 de janeiro.
De acordo com a Bloomberg, estão a trabalhar no plano Scott Bessent, indigitado para secretário do Tesouro, Kevin Hassett, futuro diretor do Conselho Económico Nacional e Stephen Miran, que vai liderar a equipa de consultores económicos, dizem as fontes.
Os responsáveis não responderam a pedidos de comentário, enquanto um porta-voz da equipa de transição remeteu para comentário anteriores de Trump sobre as tarifas, que recentemente desmentiu uma notícia do Washington Post de que iria ter uma abordagem mais moderada sobre as taxas alfandegárias.