Notícia
Boris Johnson é o novo MNE do Reino Unido
O antigo mayor de Londres, defensor do Brexit e protocandidato às eleições para a liderança do Partido Conservador é o terceiro rosto do Governo de Theresa May a ser conhecido.
Boris Johnson, o ex-autarca de Londres e das principais caras a defender a campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia é o novo ministro dos Negócios Estrangeiros do país, foi anunciado esta quarta-feira, 13 de Julho.
"A Rainha teve o prazer de aprovar a indicação do deputado Boris Johnson como Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Commonwealth", lê-se num comunicado divulgado por Downing Street.
Os nomes dos membros do novo Governo da primeira-ministra Theresa May - também hoje empossada pela Rainha Isabel II no cargo, sucedendo a David Cameron - estão a ser conhecidos no final desta quarta-feira.
Depois de May, a segunda cara conhecida foi a de Philip Hammond, que passa a ministro das Finanças depois de ter assegurado, durante dois anos, o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros de Cameron.
A ex-ministra da Energia Amber Rudd será a ministra do Interior, enquanto Michael Fallon se mantém na pasta da Defesa, onde estava desde 2014. Já David Davis, 67 anos e eleito deputado pela primeira vez em 1987, vai assegurar o cargo de ministro para a Saída da União Europeia, a definição formal do ministério responsável pelas negociações para o Brexit.
Ele que foi um dos defensores da saída e apoiou Johnson na intenção de se candidatar a líder dos conservadores, tendo depois dirigido o seu apoio a May quando Johnson não se apresentou como candidato. Em 2010, de acordo com o seu perfil oficial, liderou a comissão parlamentar que investigou as causas da crise financeira no país.
Boris Johnson esteve à frente da câmara londrina entre Maio de 2008 e Maio deste ano. Depois de anunciada a saída de David Cameron do Governo no rescaldo do voto pelo Brexit, Johnson perfilou-se para lhe suceder à frente do partido e do Executivo, mas o avanço do seu principal aliado Michael Gove acabou por retirá-lo da corrida ao dizer que não tinha as qualidades necessárias para o cargo.
Johnson, que nasceu em Nova Iorque, tem 52 anos e, além de mayor, foi deputado entre 2001 e 2008 eleito por Henley.
Também Liam Fox, que foi apoiante do "Leave", chega ao Governo de May como ministro do Comércio Internacional. Liam Fox disputou a liderança do partido conservador com May, tendo sido o primeiro, nas votações, a ser excluído, por ter tido - quando ainda estavam cinco candidatos - o menor número de votos.
(Notícia actualizada às 20:26 com mais informação e às 21:38 com o nome do ministro do comércio internacional)