Notícia
Sony apresenta o seu primeiro carro elétrico. Afeela custa mais de 80 mil euros
Após a Xiaomi, outra empresa famosa de um setor diferente aventura-se no mercado dos carros elétricos. A Sony, em parceria com a Honda, acaba de anunciar o seu primeiro automóvel elétrico: o Afeela. O veículo de segmento "premium" será produzido nos EUA e as primeiras entregas estão previstas para meados de 2026.
A japonesa Sony aliou-se à conterrânea Honda para o lançamento do seu primeiro automóvel elétrico. A fabricante da PlayStation segue as pisadas da chinesa Xiaomi, que produz telemóveis, e avança para o competitivo mercado dos veículos elétricos.
Para o efeito, a Sony e a Honda - que entretanto está a discutir uma fusão com a Nissan e, eventualmente, a Mitsubishi - criaram há cinco anos a "joint-venture" Sony Honda Mobility.
Esta terça-feira foi apresentado o primeiro modelo a ser produzido: o Afeela. Trata-se de um sedan com uma forte aposta no "luxo digital".
De linhas elegantes, o Afeela 1 conta com duas versões: a Origin, que tem um preço base de 89.900 dólares (86.770 euros ao câmbio atual), e a Signature, cujo preço começa nos 102.900 dólares (99.318 euros).
A versão mais cara tem entregas previstas para meados de 2026, enquanto a Origin apenas deverá começar a chegar ao mercado em 2027.
Ambas as versões contam com uma autonomia de até 483 quilómetros, o que permite ao Afeela concorrer com o Tesla Model S ou com o Lucid Air.
Para já, contudo, apenas estão disponíveis reservas do Afeela 1 no estado norte-americano da Califórnia. Posteriormente, será aberta a possibilidade de encomendar o veículo noutras geografias, mas não foram reveladas quais.