Notícia
Macron e Le Pen na segunda volta das presidenciais francesas
Os vencedores da primeira volta das eleições presidenciais gaulesas terão sido Macron e Le Pen, de acordo com as primeiras sondagens, que assim garantiram lugar no segundo e decisivo turno marcado para o próximo dia 7 de Maio.
Tendo em conta as primeiras estimativas do IFOP, do Harris e do Ipsos– estes valores são provisórios e meramente indicativos da tendência com base nas primeiras contabilizações de votos – serão Macron e Le Pen os candidatos presidenciais a passar à segunda volta da eleição presidencial gaulesa, que decorre dentro de duas semanas, no dia 7 de Maio.
Como era esperado, nenhum dos candidatos conseguiu 50% mais um dos votos, o mínimo necessário para garantir a vitória à primeira volta, o que, aliás, nunca nenhum candidato presidencial conseguiu desde a proclamação da V República. Ao longo das últimas semanas eram precisamente Emmanuel Macron e Marine Le Pen que lideravam as sondagens.
Também como previam as sondagens, o conservador François Fillon e o esquerdista Jean-Luc Mélnchon surgem na terceira e quarta posições com votações muito próximas, embora seja ainda impossível avaliar qual dos dois assegurará o último lugar do pódio. Fillon já apelou ao voto da direita, em concreto dos apoiantes d'Os Republicanos, no candidato Macron, com o deputado conservador a sinalizar ainda que agora é tempo do seu partido se concentrar nas eleições legislativas de Junho, com as sondagens a apontarem para a vitória dos conservadores.
Já o socialista Benoît Hamon é mesmo o grande derrotado com um resultado bem abaixo dos 10%. Hamon já assumiu a derrota e conferiu apoio a Macron. Tal como aconteceu em 2002, espera-se agora que a generalidade dos candidatos derrotados anunciem o apoio a Macron, formando a conhecida Frente Republicana contra uma candidata que defende posições próximas da extrema-direita.
? #Presidentielle2017 ? Estimation Ipsos / @SopraSteria_fr à 20h du classement des candidats lors de ce premier tour pic.twitter.com/o6T4qBMGSq
— Ipsos France (@IpsosFrance) 23 de abril de 2017
Durante a campanha eleitoral, as sondagens garantiam que qualquer dos candidatos do campo considerado moderado (Macron e Fillon, designadamente) venceria Le Pen na segunda volta. Será uma eleição atípica, uma vez que será a primeira vez que o eleitorado gaulês terá de escolher um presidente que não provém dos dois principais campos políticos, o centro-esquerda (PS francês) e o centro-direita (actualmente são Os Republicanos que ocupam esta área política).
A escolha far-se-á entre duas alternativas muito distintas, entre o liberalismo europeísta e multilateralista de Macron e o nacionalista soberanista e anti-imigração de Le Pen.
(Notícia actualizada pela última vez às 20:25)