Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Hollande: "Se a França se mantém hoje de pé foi porque estes polícias tombaram"

A República francesa prestou homenagem aos três polícias mortos durante a onda de violência que teve início no ataque terrorista ao Charlie Hebdo e que terminou com 17 mortos.

Reuters
13 de Janeiro de 2015 às 12:31
  • 3
  • ...

"Estamos reunidos para prestar homenagem à Clarrissa Jean-Phillipe, Ahmed Merabet e Franck Brisolaro, que tombaram pelas balas dos terroristas", disse François Hollande esta terça-feira, 13 de Janeiro, em Paris.

 

Durante a cerimónia, os três polícias foram condecorados cavaleiros da legião de honra pelo chefe de Estado, a ordem máxima do Estado francês.

 

No discurso, François Hollande sublinhou que os polícias "tinham um ideal: servir a República".

 

"Eles morreram no cumprimento da sua missão, com coragem, bravura e dignidade. Toda a França partilha a vossa dor. Eles morreram para que nós possamos viver livres", afirmou.

 

A resposta rápida aos ataques e a unidade demonstrada pelos franceses após os ataques foi elogiada por Hollande. "A França mostrou a sua força aos fanáticos, a sua unidade face aos divisionários, a sua solidariedade às vítimas do terrorismo".

 

A cerimónia teve lugar na sede da polícia de Paris, um símbolo da ligação entre a República e a polícia, por ter sido um dos locais onde teve início a batalha pela libertação de Paris da ocupação nazi em Agosto de 1944.

 

No rescaldo dos ataques, o Presidente considera que é "preciso ser implacável face aos actos antisemitas e antimuçulmanos. É preciso ser implacável face ao terrorismo".

 

Ao mesmo tempo, congratulou-se com a "unidade" que a França tem demonstrado. "A unidade é a nossa arma mais forte, a nossa força".

 

"Se a França se mantém hoje de pé, é porque estes polícias tombaram. Quero vos exprimir a minha gratidão e o meu orgulho. Graças a vocês a França mantém-se em pé. Viva a República, viva a França!", concluiu.

Ver comentários
Saber mais Charlie Hebdo François Hollande Palácio do Eliseu França Presidente da República França
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio