Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas reduz nível de ameaça e deixa de estar sob alerta de ameaça máximo

A capital da Bélgica deixa esta quinta-feira de estar sob alerta máximo, Bruxelas estava com o nível de segurança 4 desde dia 21 de Novembro por se considerar que existia uma ameaça séria e iminente de ataques terroristas.

Bloomberg
26 de Novembro de 2015 às 17:18
  • ...

O Órgão belga de Coordenação para Análise de Ameaça (OCAM) decidiu esta quinta-feira, 26 de Novembro, reduzir o nível de ameaça em Bruxelas, de "4" para "3", deixando assim a capital belga e da União Europeia de estar sob risco máximo de ataque iminente.

 

A decisão do OCAM foi tomada numa reunião esta quinta-feira à tarde, que ainda decorre, devendo o Conselho Nacional de Segurança reunir-se à noite para determinar quais as consequências da mudança de nível de alerta nas medidas de segurança que foram implementadas em Bruxelas, designadamente a nível de transportes públicos, comércio e espaços públicos.

 

Na madrugada do último sábado, 21 de Novembro, o OCAM recomendou a subida para o nível de alerta de "3" para "4", o máximo da escala, na região de Bruxelas e da vizinha Vilvorde (flamenga), devido a uma "ameaça séria, precisa e iminente" de ataques terroristas múltiplos, à semelhança daqueles ocorridos a 13 de Novembro em Paris.

 

Bruxelas permaneceu sob alerta máximo durante cinco dias, e na segunda e na terça-feira as escolas e a rede de metro permaneceram fechadas, tendo sido reabertas na quarta-feira, mas rodeadas de fortes medidas de segurança.

 

Com o regresso do nível de ameaça para "3" - agora uniforme para todo o território, e que representa uma ameaça "possível e provável" -, cabe ao Conselho de Segurança Nacional decidir que medidas de segurança devem ser aplicadas em conformidade.

 

O Conselho de Segurança Nacional junta o primeiro-ministro, os ministros da Justiça, da Defesa, do Interior e dos Negócios Estrangeiros, assim como os vice-primeiros-ministros, o OCAM, os serviços secretos, a polícia federal e o procurador federal, entre outros.

Ver comentários
Saber mais Coordenação para Análise de Ameaça Bruxelas União Europeia Conselho Nacional de Segurança Conselho de Segurança Nacional Negócios Estrangeiros política governo (sistema)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio