Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro-ministro italiano enfurecido com homólogos da UE por causa de imigrantes

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, teve na quinta-feira um ataque de fúria com os colegas europeus durante um debate sobre imigrantes, acusando-os de incapacidade para chegar a acordo sobre requerentes de asilo que chegam a Itália.

Reuters
26 de Junho de 2015 às 01:02
  • ...

"Ou vocês estão solidários ou não nos façam perder o nosso tempo", afirmou Renzi na cimeira de líderes da União Europeia, que decorre em Bruxelas, segundo fontes italianas citadas pela AFP.

 

A falta de consenso entre os Estados-membros sobre a proposta de impor quotas para distribuir 40.000 requerentes de asilo chegados a Itália e à Grécia irritou o líder italiano, segundo as mesmas fontes.

 

"Se não houver acordo sobre o número de 40.000, então vocês não são dignos de se chamar Europa", lamentou Renzi, citado pelas fontes da AFP.

 

Mais de 100 mil pessoas entraram clandestinamente na União Europeia desde o início do ano pelo Mediterrâneo ou pela Turquia, segundo a agência europeia Frontex. Mais de 60.000 chegaram a Itália, após uma perigosa travessia do Mediterrâneo.

 

A Comissão Europeia quer impor aos Estados-membros que partilhem a gestão de 40 mil requerentes de asilo e propôs a distribuição daquelas pessoas por vários países. Mas a medida está a dividir os europeus e nenhuma obrigação foi incluída no projecto de conclusões apresentada na quinta-feira aos líderes europeus.

O Conselho Europeu de dois dias já teve marcadas várias horas para a conferência de imprensa que dará conta dos resultados das conversações de quinta-feira, mas de hora a hora esse ponto da situação - a ser dado por Donald Tusk e Jean-Claude Juncker - tem sido sucessivamente adiado.

Ver comentários
Saber mais Renzi Conselho Europeu UE imigrantes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio