Notícia
PGR divulga lista oficial de mortos do incêndio de Pedrógão Grande
Procuradoria fez um comunicado com a lista de todas as vítimas mortais, confirmando as 64 vítimas e uma outra que "está a ser investigada no âmbito de outro inquérito".
"No âmbito do inquérito relativo aos incêndios de Pedrógão Grande realizou-se, hoje, a inquirição de testemunha que tem vindo a alegar publicamente ter conhecimento da identidade de vítimas mortais não sinalizadas pelas autoridades", refere o comunicado, que afirma que há apenas duas situações duvidosas, que estão a ser averiguadas.
"Tal inquirição teve essencialmente como objeto concretizar com rigor a identidade das vítimas indicadas pela testemunha em lista publicitada em órgãos de comunicação social. Da análise dos elementos recolhidos apurou-se a existência de diversas imprecisões quanto à identificação das pessoas indicadas na referida lista, bem como repetição de nomes em, pelo menos, seis situações", acrescenta a autoridade. Que tira a conclusão de que, entre as duas listas - a oficial e a da empresária que tem falado de um número superior de vítimas, "conclui-se, assim, existir coincidência entre os nomes das vítimas mortais já identificadas no inquérito e os constantes da lista publicitada pela testemunha, com exceção" de dois.
Um dos casos é de uma mulher que morreu na sequência de um "acidente de viação", situação que tem sido avançada pela imprensa como uma morte relacionada com o incêndio. O outro é o de um homem "cuja causa de morte, até ao momento, não está sinalizada como diretamente relacionada com o incêndio". Ainda assim, "o Ministério Público não deixará de recolher elementos com vista a definir todas as circunstâncias em que a mesma ocorreu".
Assim, "confirma-se, pois, a existência, até ao momento, de 64 vítimas mortais, cuja identidade se considera poder, agora, ser publicitada com segurança e sem perturbação da investigação".
É então divulgada a lista de 64 nomes, ordenada alfabeticamente.
O Ministério Público esclarece aunda que "no inquérito relativo aos incêndios se encontra igualmente em investigação a situação das cerca de 150 vítimas não mortais, tendo já sido inquiridas cerca de 40 pessoas. Renova-se o apelo para que todos os que tenham conhecimento de quaisquer factos relacionados com os incêndios de Pedrógão Grande os transmitam ao Ministério Público".