Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

François Fillon chamado a depor pelos juízes pela contratação da mulher

O candidato presidencial francês François Fillon terá sido esta manhã convocado a depor pelos juízes de instrução que investigam a alegada contratação irregular da sua mulher, Penelope Fillon. O candidato de direita cancelou a agenda de campanha prevista para esta manhã.

01 de Março de 2017 às 10:14
  • ...

O candidato às eleições presidenciais francesas François Fillon foi esta manhã convocado pelos juízes de instrução que estão a investigar o caso "PenelopeGate", que envolve a alegada contratação irregular da sua esposa, Penelope Fillon, como assessora parlamentar. De acordo com o Le Journal de Dimanche, a convocatória para depor foi recebida esta manhã e levou o ex-primeiro-ministro a cancelar uma visita a uma exposição de agricultura.

 

A Reuters escreveu, entretanto, que Fillon pediu para se reunir com os principais líderes do seu partido, Os Republicanos depois de ter cancelado uma deslocação de campanha. Está prevista uma conferência de imprensa às 11:00 de Lisboa (12:00 em Paris) na qual Fillon deverá avançar explicações sobre o caso.

 

De acordo com o Journal de Dimanche, que cita fontes próximas de Fillon, o ex-primeiro-ministro ainda não sabe que estratégia deverá adoptar perante esta convocatória: se coopera ou se falta à chamada. O ex-primeiro-ministro foi convocado pelos magistrados que investigam o caso que em França é conhecido como "PenelopeGate". Em causa está o alegado desvio de fundos públicos para a contratação para "trabalho fictício" da esposa do candidato, Penelope Fillon, como assessora parlamentar de Fillon e de Marc Joulande, ao longo de 15 anos, período em que terá recebido 831 mil euros.

Também foram contratados os dois filhos de Fillon. A justiça francesa anunciou a abertura de uma investigação ao caso a 25 de Janeiro.

A 6 de Fevereiro, Fillon admitiu que contratou a mulher e os filhos, embora tenha negado que o tenha feito de forma irregular, alegando que o fez por "questões de confiança". O candidato pediu desculpa aos franceses.

 

De acordo com o mesmo jornal, os jornalistas que acompanham a campanha eleitoral de François Fillon foram informados por SMS que Fillon cancelara a visita. "Peço desculpa por não vos ter avisado antecipadamente", escreveu a assessora de imprensa.

O candidato dos Republicanos o (novo nome da União para um Movimento Popular – UMP, como era conhecido até 2015) surge em terceiro lugar nas sondagens mais recentes para as presidenciais francesas, marcadas para o próximo dia 23 de Abril, atrás de Marine Le Pen, da Frente Nacional, e de Emmanuel Macron, o candidato da esquerda francesa, que representa o partido En Marche!, criado pelo próprio no ano passado.

Marine Le Pen também foi acusada de ter utilizado fundos do Parlamento Europeu para financiar a sua própria campanha, ao utilizar os seus assistentes parlamentares em trabalho eleitoral.

Ver comentários
Saber mais François Fillon França PenelopeGate Penelope Fillon eleições presidenciais Marine Le Pen
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio