Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Praet: "BCE pode aumentar a escala da ajuda à economia da Zona Euro"

O economista-chefe do BCE, que já tinha dito que um corte de juros continuava no arsenal, insiste que a autoridade monetária tem mais armas para puxar pela economia.

Peter Praet: O alemão Peter Praet teve uma remuneração anual de 275,6 mil euros, o que corresponde também a um aumento de 1,65% em 2015. Além de ser membro da Comissão Executiva do BCE, Praet desempenha também funções académicas na Université libre de Bruxelles.
Bloomberg
07 de Abril de 2016 às 08:40
  • 1
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) reforçou as medidas de estímulo na última reunião. Cortou as taxas de juro, tanto a de referência como a de depósitos, mas também aumentou o valor das compras de activos. E Peter Praet diz que a autoridade monetária ainda pode fazer mais. A "escala da ajuda" pode ser aumentada.


"Se mais choques se materializarem, as nossas medidas podem ser recalibradas novamente, ajustando-se à força dos impactos negativos, mas sempre tendo em conta os possíveis efeitos secundários", disse o economista-chefe e também membro do conselho executivo do BCE num discurso em Frankfurt, na Alemanha, citado pela Bloomberg.


Praet notou que sem ter em conta as medidas anunciadas já em Março, "as nossas medidas provaram ser significativas no apoio ao crescimento e à inflação". Mas não de forma suficientemente robusta, o que levou o BCE, no mês passado, a cortar os juros para novos mínimos históricos. E o valor das compras de activos também foi revisto de 60 para 80 mil milhões de euros por mês.


Desde que Mario Draghi anunciou o reforço das medidas de estímulo, esta é a segunda vez que Praet fala na capacidade do BCE em apresentar ainda mais estímulos à economia. Logo após a reunião de Março, deu uma entrevista em que alertou que "se novos choques vierem piorar as perspectivas ou as condições de financiamento não se ajustarem na medida em que é necessário para puxar pela economia e a inflação, um corte de juros continua no nosso arsenal".

Ver comentários
Saber mais juros dívida BCE Mario Draghi Praet inflação taxas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio