Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Revista do ano: Setembro

O mês de Setembro foi farto em notícias. Do arranque em falso do novo mapa judiciário até à expressiva vitória de António Costa nas primárias do Partido Socialista, a "rentrée" foi quente no plano mediático.

Miguel Baltazar/Negócios
23 de Dezembro de 2014 às 10:40
  • 1
  • ...

Acontecimentos nacionais

 

1 de Setembro: Novo mapa judiciário entra em vigor

No primeiro dia de Setembro entrou em vigor a reforma do mapa judiciário, sob forte polémica. Durante vários dias o sistema Citius ficou inoperacional. Mas a 1 de Setembro, quando devia voltar a funcionar, o Citius continuou com problemas informáticos. O novo mapa judiciário concentrou em apenas 23 comarcas os 311 tribunais que antes existiam no País.

 

5 de Setembro: Vara, Penedos e Godinho condenados

A 5 de Setembro o Tribunal de Aveiro condenou a penas de prisão efectiva Manuel Godinho, Armando Vara, José Penedos e Paulo Penedos, no âmbito do processo "Face Oculta". Godinho foi condenado a 17 anos de prisão. O resumo do acórdão judicial foi lido durante quatro horas. 

 

8 de Setembro: Accionistas da PT aprovam fusão

Na segunda-feira, 8 de Setembro, os accionistas da Portugal Telecom aprovaram por larga maioria (98,25%) os novos termos da fusão entre a PT e a Oi, prevendo que aqueles investidores passem a ter direito a 25,6% do capital da operadora brasileira, em vez dos 37,6% inicialmente previstos, devido à aplicação de 897 milhões de euros na Rioforte.

 

18 de Setembro: Mota-Engil ganha privatização da EGF

A 18 de Setembro o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, a venda da EGF - Empresa Geral de Fomento ao consórcio SUMA, liderado pela Mota-Engil. A construtora levou a melhor sobre a espanhola FCC na privatização da gestora de resíduos do grupo Águas de Portugal, pela qual ofereceu 149,9 milhões de euros.

 

23 de Setembro: Fosun lança OPA à Espírito Santo Saúde

Foi na madrugada de uma terça-feira, 23 de Setembro, que a Fidelidade, controlada pela chinesa Fosun, anunciou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Espírito Santo Saúde (ESS), que já estava a ser alvo de ofertas do grupo mexicano Ángeles e da José de Mello Saúde. A Fosun ofereceu 4,72 euros por acção, avaliando a ESS em 451 milhões de euros. 

 

24 de Setembro: Governo aumenta salário mínimo

A 24 de Setembro o Governo chegou a acordo com a central sindical UGT e as associações patronais para aumentar o salário mínimo nacional. Ficou estipulado que o salário mínimo subiria de 485 para 505 euros brutos por mês a partir de Outubro. Foi o primeiro aumento após quase três anos de congelamento.

 

28 de Setembro: António Costa ganha eleições primárias do Partido Socialista

Foi a 28 de Setembro que António Costa confirmou o seu favoritismo para a liderança do Partido Socialista (PS), vencendo as eleições primárias da maior força da oposição. Costa obteve cerca de 70% dos votos dos militantes e simpatizantes socialistas, batendo António José Seguro, que menos de uma hora após o encerramento das urnas assumiu a derrota, demitindo-se das funções de secretário-geral do PS. 

 

Não me vou substituir àquilo que seja da esfera dos tribunais, mas tudo isto foi profundamente negativo para o mercado.
 
Luís Laginha de Sousa, presidente da Euronext Lisbon,
sobre os casos BES e PT, a 17 de Setembro

 

Acontecimentos internacionais

 

9 de Setembro: Apple lança no mercado o iPhone 6

A 9 de Setembro a norte-americana Apple lança no mercado o iPhone 6. O produto, apresentado na Califórnia pelo presidente executivo da Apple, Tim Cook, surge com um ecrã de 4,7 polegadas (e de 5,5 polegadas na versão Plus). O anúncio dos novos modelos provoca, desde logo, e à semelhança de anteriores lançamentos, uma corrida às lojas em vários pontos do globo.

 

10 de Setembro: Morre Emilio Botín, líder do Santander

Vítima de ataque cardíaco, o banqueiro espanhol Emílio Botín faleceu a 10 de Setembro de 2014, aos 79 anos, deixando para trás uma bem sucedida carreira à frente de um dos maiores bancos do mundo, o Santander. Nascido em 1934 na cidade espanhola que deu nome ao banco, Botín entrou aos 24 anos na instituição, que tanto o seu pai como o seu avô presidiram. O lugar foi imediatamente preenchido pela sua filha Ana Botín.

 

18 de Setembro: Escócia referenda independência

Após largos meses de discussão pública e de campanhas pelo "sim" e pelo "não", a Escócia levou ao povo a votação da sua independência do Reino Unido. O referendo de 18 de Setembro resultou numa vitória do "não", com 55%. Alex Salmond, ministro que foi um dos principais rostos da campanha pela independência, apresentou a sua demissão. Durão Barroso, o então presidente da Comissão Europeia, comentou que o resultado foi "bom para a Europa unida, aberta e fortalecida".  

 

22 de Setembro: Protesto estudantil em Hong Kong

A 22 de Setembro centenas de estudantes juntam-se em Hong Kong para protestar contra a interferência política do Governo chinês. A partir dessa primeira manifestação, o movimento de contestação foi crescendo, envolvendo milhares de jovens em actos de desobediência civil, bloqueios de ruas em Hong Kong e confrontos com a polícia.  

 

22 de Setembro: Alibaba protagoniza a maior entrada em bolsa de sempre 

A 22 de Setembro a chinesa Alibaba, empresa especializada em comércio electrónico, realizou uma histórica operação de entrada em bolsa, realizando a maior dispersão de capital de sempre. A Alibaba foi ao mercado buscar 25 mil milhões de dólares (20,4 mil milhões de euros ao câmbio actual), ultrapassando os 22,1 mil milhões de dólares conseguidos pelo Agricultural Bank of China na sua entrada na bolsa de Hong Kong, em 2010.

Ver comentários
Saber mais António Costa mapa judiciário Espírito Santo Saúde EGF salário mínimo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio