Notícia
Revista do ano: Julho
Com o caso BES a fazer manchetes diárias, o Banco de Portugal decidiu intervir e afastar Ricardo Salgado do banco. No final do mês eram anunciados prejuízos históricos de mais de 3,5 mil milhões de euros. Ricardo Salgado foi detido em casa e constituído arguido no âmbito das investigações ao Monte Branco. A Portugal Telecom sentiu as consequências do colapso do GES no processo de fusão com a Oi.
Acontecimentos nacionais
9 de Julho Impostos verdes rendem 180 milhões
Uma nova taxa sobre o carbono que se reflectirá no preço dos combustíveis e do gás, um imposto sobre os sacos de plástico e incentivos a quem use transportes públicos ou carros menos poluentes. Estas foram algumas das 40 propostas de alteração formalmente apresentadas ao Governo pela comissão encarregue da reforma da fiscalidade verde.
9 de Julho Acordo com autarcas para o Fundo de Apoio Municipal
O Governo conseguiu chegar a acordo com os autarcas para a constituição do Fundo de Apoio Municipal (FAM). O entendimento sobre este mecanismo, que vai disponibilizar 650 milhões de euros às câmaras mais aflitas, levou o Governo a prometer outras mexidas, nomeadamente a abertura de um programa de rescisões por mútuo acordo nas autarquias. As 14 autarquias obrigadas a aderir ao FAM (e as 24 que podem aderir se quiserem) ficaram de apresentar um programa de ajustamento municipal, em que apresentam medidas para aumentar receitas (através da subida de impostos para níveis máximos, por exemplo), e reduzir despesas.
10 de Julho Aprovado regime extraordinário para o crédito à habitação
A Assembleia da República aprovou por unanimidade o Regime Extraordinário para o crédito à habitação. A primeira alteração ao regime lançado em 2012 e tem como objectivo possibilitar que um maior número de famílias beneficie de condições mais vantajosas para continuarem a pagar as suas prestações. Entre as alterações introduzidas está a possibilidade de o fiador do imóvel não estar em situação de carência económica, ao contrário do que acontecia anteriormente. Outras alterações relevantes são o facto de o tecto máximo do valor das habitações passar de 120 para 130 mil euros, a introdução do conceito de famílias numerosas (cinco ou mais elementos) e os documentos apresentados ficarem isentos de cobrança de despesas.
11 de Julho Mota-Engil suspende IPO de África
A Mota-Engil decidiu suspender a oferta pública inicial da unidade africana devido à "deterioração das condições de mercado". O IPO da Mota-Engil África estava a decorrer quando a 10 de Julho os receios em torno do Grupo Espírito Santo abalaram as bolsas mundiais, levando ao afundar das acções à subida dos juros.
14 de Julho Ricardo Salgado afastado do BES e detido no caso Monte Branco
O abalo financeiro provocado pelo caso GES dias antes e os receios de contágio ao BES levaram o Banco de Portugal a intervir para exigir a saída de Ricardo Salgado e a entrada imediata da administração liderada por Vítor Bento. Dez dias depois, a 24 de Julho, o ex-banqueiro era detido e constituído arguido no âmbito do caso Monte Branco, suspeito de crimes de burla, abuso de confiança, falsificação e branqueamento de capitais.
23 de Julho Rioforte falha pagamento à PT
A Oi não recebeu, até ao final do prazo, o dinheiro devido pelo reembolso do papel comercial da Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo. Na sequência do incumprimento, Portugal Telecom e Oi assinaram um memorando de entendimento para reafirmarem o acordo de fusão. No entanto, em vez de 38% da nova Oi com que os accionistas da PT ficariam, o investimento no papel comercial da Rioforte ditou que a operadora então ainda liderada por Henrique Granadeiro ficaria com apenas 25,6% da empresa resultante da fusão, a CorpCo. A aplicação que a PT fez de cerca de 900 milhões de euros em dívida da Rioforte veio a ter outras consequências para a empresa.
23 de Julho TAP cancela voos
Ao longo do mês de Julho a TAP teve problemas com a sua operação de Verão. A chegada de novos aviões estava atrasada e a compnahia aérea tinha dificuldades em formar os novos tripulantes. No dia 23, a empresa estimava cancelar nos quatro dias seguintes 50 voos. Fernando Pinto classificou a situação de "dores de crescimento".
30 de Julho BES regista prejuízos históricos
O Banco Espírito Santo anunicou ter superado os 3,577,3 mil milhões de euros de prejuízos nos primeiros seis meses deste ano. Em comunicado, disse que o valor se deve a factores extraordinários. Só em imparidades, o BES contabilizou 4,3 mil milhões.
30 de Julho Acordo de parceria com 26 mil milhões para Portugal
"26 mil milhões é uma pipa de massa. Que se calem aqueles que dizem que UE não é solidária". A frase é de Durão Barroso, que se referia ao acordo de parceria com a Comissão Europeia em que ficou definido que montante de dinheiro de Bruxelas com destino a Portugal nos próximos sete anos. A 30 de Julho foi oficialmente adoptado pela Comissão Europeia o acordo de parceria com Portugal e que terá como objectivo optimizar a utilização dos fundos europeus e estruturais e de investimento.
Paulo Núncio, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais na apresentação do ante-projecto de reforma do IRS
Acontecimentos internacionais
13 de Julho Alemanha ganha Copa do mundo
A selecção alemã ganhou a final da Copa do Mundo de 2014 no Maracanã, no Rio de Janeiro, à Argentina a 13 de Julho. Um total de 64 jogos foram realizados em 12 cidades de todo o Brasil em estádios novos ou reconstruídos. Mas o Mundial de futebol no Brasil decorreu durante um mês num clima de protestos nas ruas. Por todo o país, principalmente nas cidades onde houve jogos da FIFA, realizaram-se manifestações contra o abuso de gastos de dinheiro público nos estádios que foram construídos e a falta de investimento em obras públicas como hospitais e escolas.
15 de Julho Juncker eleito presidente da Comissão Europeia
O luxemburguês Jean-Claude Juncker foi eleito a 15 de Julho presidente da Comissão Europeia com 422 votos a favor, 250 contra e 47 votos em branco. Aos 59 anos o antigo presidente do Eurogrupo e primeiro-ministro do Luxemburgo durante quase duas décadas, foi o escolhido para suceder a Durão Barroso. Antes da votação, Juncker apresentou as suas prioridades políticas, um programa denominado "Agenda para o Emprego, Crescimento, Justiça e Mudança Democrática".
17 de Julho Avião da Malaysia Airlines abatido
Um avião da Malaysia Airlines foi abatido perto da fronteira da Ucrânia com a Rússia, com quase 300 pessoas a bordo. O avião saiu de Amesterdão com destino a Kuala Lumpur, tendo o cenário imediato apontado levantado suspeitas de que o avião comercial da Malaysia Airlines terá sido apanhado no conflito, uma vez que se encontrava em espaço aéreo ucraniano, a cerca de 50 quilómetros da fronteira. Os serviços secretos norte-americanos acabaram por concluir que o míssil terra-ar que atingiu o voo MH17 foi disparado pelos separatistas pró-russos.
17 de Julho Goldman Sachs decreta fim do "superciclo" das matérias-primas
O Goldman Sachs veio dizer que o "superciclo" das matérias-primas está a chegar ao fim. Seguindo o exemplo de vários outros bancos de investimento, o Goldman Sachs prevê que nos próximos cinco anos ocorra uma desvalorização quase generalizada. Os metais preciosos, mas também o petróleo, serão as mais afectadas com o aumento da oferta.
23 de Julho Guiné Equatorial entra na CPLP
A Guiné-Equatorial passou a ser membro de pleno direito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Mas a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo de Díli, Timor-Leste, acabou por ser marcada por um incidente protocolar: o presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Odiang, foi chamado à mesa pelo protocolo timorense como membro de pleno direito desta organização, antes da aprovação formal desta adesão. O roteiro estabelecido pela CPLP para a adesão da Guiné Equatorial incluía o fim da pena de morte e medidas destinadas a promover o uso do português, num país onde a língua mais falada é o castelhano.
24 de Julho FMI espera saída da Zona Euro da recessão
Na actualização de Julho do "World Economic Outlook", o Fundo Monetário Internacional manteve a estimativa de crescimento de 1,1% para os países da moeda única, mas disse esperar uma desaceleração na economia mundial.
27 de Julho UE chega acordo para sanções sobre a Rússia
Os Estados-membros da União Europeia chegaram a um acordo preliminar para impor sanções económicas à Rússia. Segundo um documento citado por várias agências internacionais, as medidas incluíam o fecho do mercado de capitais a bancos russos, a proibição de venda de armas a Moscovo e de tecnologia relacionada com a indústria petrolífera. De fora ficavam restrições tecnológicas relacionadas com a importação de gás natural, um tema sensível para um continente muito dependente da Rússia.
29 de Julho Sarkozy sob suspeita de fraude
O ex-Presidente francês voltou a estar sob investigação, desta vez devido a suspeitas de fraude na campanha presidencial de 2007. Segundo o jornal Le Parisien, recaíam sobre Sarkozy suspeitas de fraude e financiamento ilegal na eleição presidencial em que derrotou a socialista Ségolène Royal.