Notícia
Revista do ano: Agosto
O terramoto que a queda do BES trouxe - com reflexos económicos e políticos ainda por consolidar - teve uma peça central depois do jantar de domingo, 3 de Agosto. A declaração do governador do Banco de Portugal é transmitida em directo na televisão. Estava encontrada a solução para o BES, entre o "bom" e o "mau". Na PT, Granadeiro avisa que vai sair. Pelo meio, há um Orçamento do Estado 'rectificado' pelos chumbos do Tribunal Constitucional.
Acontecimentos Nacionais
1 de Agosto Moedas escolhido para Bruxelas
Carlos Moedas, secretário de Estado Adjunto, foi indicado pelo primeiro-ministro para integrar a Comissão Europeia. O nome do comissário europeu de Portugal em Bruxelas foi anunciado a 1 de Agosto, depois do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ter tido uma última conversa com Jean-Claude Juncker, o novo presidente da Comissão Europeia. Moedas ficou com a pasta da Investigação, Ciência e Inovação.
3 de Agosto Banco de Portugal divide BES em banco "bom"
"O conselho de administração Banco de Portugal deliberou hoje aplicar ao BES uma medida de resolução. A actividade e património serão transferidos para um banco novo, designado Novo Banco, devidamente capitalizado e expurgado de activos problemáticos", disse o Governador do Banco de Portugal, a 3 de Agosto. O "bad bank" ou o "BES mau", segundo a decisão, entra em liquidação e passa a ser gerido por um administrador de falências.
4 de Agosto Mudanças na PT
Ainda a procissão do que seria a novela da Portugal Telecom ia no adro e o mês de Agosto arrancou com a notícia de Zeinal Bava atravessar o Atlântico. Deixou a presidência executiva da PT Portugal com Armando Almeida para assumir integralmente a função de CEO da Oi. Quatro dias depois - ainda sob o peso do investimento de 897 milhões de euros em papel comercial de empresas do GES - Henrique Granadeiro apresentou a sua demissão do cargo de presidente da PT SGPS. João Mello Franco substituiu-o a partir de 18 de Setembro e Zeinal Bava abandonou a Oi em Outubro.
13 de Agosto Emídio Rangel morre
Morre o jornalista Emídio Rangel, vítima de doença prolongada, no Hospital Egas Moniz, onde esteve internado 15 dias. Fundador da TSF, colaborado da BBC em Portugal, director de informação no arranque da SIC, onde acumulou com a direcção de programas e direcção-geral de conteúdos, Rangel foi ainda director-geral da RTP.
14 de Agosto TC chumba redução das pensões
Os juízes do Palácio Ratton vetaram a proposta do actual Governo de redução permanente nas pensões, mediante a introdução da nova Contribuição de Sustentabilidade (CS) que substituiria, a partir de 2015, a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES). O Tribunal Constitucional (TC) viabilizou a reintrodução dos cortes salariais na Função Pública nos moldes em que foram aplicados, em 2011, pelo Governo de José Sócrates, mas determinou que estes apenas são constitucionais neste ano e em 2015.
18 de Agosto Última fase da privatização dos CTT anunciada
O Governo decidiu que a venda da participação de 31,5% que restava ao Estado no capital dos CTT não passaria pela bolsa, mas pela colocação em investidores institucionais, segundo o decreto-Lei publicado em Diário da República. A última fase da privatização dos CTT ficou concluída a 5 de Setembro, com um encaixe de 343 milhões de euros pelo Estado.
19 de Agosto Ángeles lançam OPA sobre ES Saúde
O grupo mexicano Ángeles avançou com o lançamento de uma OPA sobre o capital da ES Saúde, oferecendo 4,30 euros por cada acção. Avaliou a empresa liderada por Isabel Vaz em mais de 410 milhões de euros. A ES Saúde acabou por ser adquirida, através da outra OPA, pela Fidelidade (Fosun), em Outubro.
22 de Agosto Tranquilidade vendida à Apollo
É noticiada a venda da seguradora Tranquilidade, que passou do GES para o Novo Banco após a resolução do Banco de Portugal, à Apollo. A Apollo Global Management, deu 50 milhões pela Tranquilidade e comprometeu-se a injectar mais 150 milhões na companhia após assumir o controlo da empresa. No total, a gestora de fundos de "private equity" norte-americana vai investir um total de 200 milhões de euros na seguradora.
26 de Agosto Fundo de Apoio Municipal entra em vigor
Foi publicado a 26 de Agosto o novo regime de apoio às autarquias, que em situação de ruptura financeira têm de recorrer ao fundo de emergência. Foi o que fizeram, logo no mesmo dia, com carácter de urgência, as câmaras de Aveiro (presidida por Ribau Esteves, do PSD), Nazaré (Walter Chicharro, PS), Vila Nova de Poiares (João Miguel Henriques, PS) e Portimão (Isilda Gomes).
27 de AgostoOi interessada na participação da Telecom Italia na TIM
A Oi revelou que o banco BTG Pactual iria actuar como comissário “para, agindo em seu próprio nome e por conta e ordem da Oi, desenvolver alternativas para viabilizar proposta para a aquisição da participação detida indirectamente pela Telecom Italia na TIM Participações”, revelou em comunicado. A Telecom Italia detém 67% da Tim Participações, uma participação que está avaliada em 18,4 mil milhões de reais, ou 6,1 mil milhões de euros, a preços de mercado.
28 de Agosto Governo aprova orçamento rectificativo
No Conselho de Ministros de 28 de Agosto foi aprovado o Orçamento do Estado rectificativo, acomodando os "chumbos" do Tribunal Constitucional. O documento, baseado numa revisão do cenário macroeconómico, com um crescimento mais forte da procura interna, uma evolução mais positiva do desemprego, e um abrandamento a nível externo, reviu em alta as estimativas para a receita fiscal, em 0,7% do PIB.
Como disse Mario Draghi em Jackson Hole, (...) podemos ter políticas orçamentais europeias mais favoráveis ao crescimento.
Manuel Valls Primeiro-ministro de França, a 26 de Agosto.
Acontecimentos Internacionais
O discurso de Mario Draghi sobre a necessidade de dar estímulos à economia, e não só austeridade, fez baixas em França. A Leste, nada de realmente novo: perante a imposição de sanções da União Europeia e dos EUA por causa do conflito na Ucrânia, Moscovo retalia com um embargo de um ano para produtos agro-alimentares das duas regiões. Nos EUA, a tensão racial explode em Ferguson, num verdadeiro teste de governação ao segundo, e último, mandato do primeiro presidente negro da história dos EUA.
7 de Agosto Rússia confirma Embargo ao agro-alimentar Europeu
A Rússia proibiu oficialmente as importações de bens agrícolas com proveniência da UE, dos EUA, da Noruega, do Canadá e da Austrália. A decisão que estabeleceu o embargo à carne, peixe, vegetais, fruta e leite com origem naqueles países foi anunciada pelo primeiro-ministro Dmitry Medvedev. As sanções adoptadas por Moscovo são resposta às penalizações económicas determinadas pela UE e EUA contra a Rússia, no contexto do conflito na Ucrânia. Portugal é afectado, já que a Rússia é o 15º mercado dos produtos nacionais, mas o vinho e o azeite ficam de fora das medidas.
9 de Agosto Michael Brown é morto em Ferguson
A morte do jovem de 18 anos, negro, Michael Brown, pelo polícia de 28 anos, branco, Darren Wilson e as circunstância em que o assaltante desarmado foi alvejado (12 tiros foram disparados) serviu de rastilho inicial para várias manifestações de protesto no subúrbio de Ferguson, no Missouri. As demonstrações sobre a evidente tensão racial, até aí latente (pelo menos nas primeiras páginas dos jornais), alastraram aos EUA.
22 de Agosto Draghi sugere mais incentivos para a economia
"Precisamos de actuar nos dois lados da economia: políticas [de incentivo da] procura têm de ser acompanhadas por políticas estruturais" nos países, defendeu Mario Draghi. O presidente do BCE, apesar de considerar que "o pacote de medidas" anunciado em Junho "vai oferecer o impulso que se quer à procura", deixou ainda em aberto a possibilidade de o BCE adoptar novas políticas de estímulo à economia para combater as baixas taxas de inflação e o fraco crescimentos das economias da Zona Euro. "Estamos prontos para ajustar mais a nossa política", disse Mario Draghi.
25 de Agosto Mudança de Governo em França
Ainda no rescaldo das palavras de Mário Draghi em Jackson Hole, Manuel Valls entregou o pedido de demissão do governo francês a François Hollande. A demissão surge depois de Valls ter entrado em ruptura com o ministro da economia, Arnaud Montebourg, que defendeu que França precisava de encontrar medidas alternativas para combater a recessão e questionou a "obsessão" da Alemanha com o rigor orçamental. "Um ministro da Economia não pode expressar-se desta forma sobre as políticas económicas do Governo e sobre um parceiro europeu como a Alemanha", desabafou fonte do gabinete de Valls ao Le Figaro. Pouco mais de 24 horas depois, Valls formou o novo Executivo. Emmanuel Macron torna-se o próximo ministro da Economia de França.
26 de Agosto Acordo entre israelitas e palestinianos cessa conflito que matou 500 crianças
Após 50 dias de combates, israelitas e palestinianos assinam cessar-fogo a 26 de Agosto, sob a mediação egípcia. Entre 8 de Julho e a última semana de Agosto, a violência "matou mais de 2.100 palestinianos, incluindo mais de 500 crianças, e mais de 70 israelitas", contabiliza a Organização das Nações Unidas (ONU). A reconstrução de Gaza, estimam os doadores na última ronda, precisaria de um investimento de 5,4 mil milhões de dólares.
27 de Agosto Lagarde formalmente acusada no caso Tapie
A justiça francesa determinou que Christine Lagarde fosse alvo de uma investigação formal devido a alegado favorecimento do empresário Bernard Tapie, em 2008, altura em que a responsável era ministra das Finanças no Executivo liderado por Nicolas Sarkozy. As suspeitas que recaem sobre a responsável são de "negligência". O FMI reitera confiança na sua directora-geral dois dias depois.
29 de Agosto Cimeira europeia escolhe presidente do Conselho Europeu
Pondo fim, finalmente, ao suspense, os líderes europeus, nomeiam o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, para presidente do Conselho Europeu, e a chefe de diplomacia italiana, Federica Mogherini, para Alta Representante para os Negócios Estrangeiros. Tusk entra em funções a 1 de Dezembro, para um mandato de dois anos e meio, e acumulará o cargo com o de presidente das cimeiras da Zona Euro, substituindo Herman Van Rompuy.