Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Revista do ano: Janeiro

2014 arranca com o apelo do Presidente da República. Em nome do futuro do País, Cavaco pede um compromisso político. A 9 de Janeiro, Portugal realiza a primeira emissão de longo prazo desde Maio de 2013 e o Governo aprova o alargamento dos cortes nas pensões e subida dos descontos para a segurança social. Janeiro termina com Salgado a reforçar a sua posição Espírito Santo Control.

11 de Dezembro de 2014 às 08:00
  • 6
  • ...

Acontecimentos nacionais 

 

1 de Janeiro Cavaco reitera pedido de compromisso político para o futuro de Portugal

Na mensagem de Ano Novo, Cavaco Silva volta a insistir na necessidade de haver um compromisso político para o bem do País. "A questão é nacional, não é partidária. O que está em causa é o futuro das novas gerações", afirma o Presidente da República.

 

"Estou firmemente convicto de que o crescimento da nossa economia, a criação de emprego e as condições de vida dos Portugueses no período pós-troika beneficiariam de forma decisiva se fosse estabelecido um compromisso político de médio prazo em torno de grandes objectivos nacionais e de políticas públicas essenciais ao nosso futuro colectivo", diz Cavaco Silva.

O Chefe de Estado revela também que não vai enviar o Orçamento do Estado para o Tribunal Constitucional para fiscalização sucessiva.

 

5 de Janeiro Pantera Negra morre aos 71 anos

Eusébio da Silva Ferreira morre a 5 de Janeiro vítima de paragem cardiorrespiratória. Tinha 71 anos e foi considerado um dos melhores futebolistas de sempre e o melhor do Benfica e de Portugal. Apelidado de Pantera Negra, o antigo jogador já vinha dando sinais de saúde debilitada, tendo estado internado em Junho de 2012 no Hospital da Luz, na sequência de um acidente vascular cerebral que sofreu na Polónia. 

 

9 de Janeiro Portugal realiza a primeira emissão de longo prazo desde Maio de 2013

O Tesouro português emite 3,25 mil milhões de euros a cinco anos. A emissão é considerada um "sucesso" pelos analistas e cria no mercado a expectativa de que Portugal não vai necessitar de uma linha cautelar no pós troika. Portugal paga um juro de 4,657% e a procura total atinge mais de 11 mil milhões de euros.

 

9 de Janeiro Governo aprova alargamento dos cortes nas pensões e subida dos descontos para a segurança social   

O Governo aprova um alargamento dos cortes nas pensões a mais de 400 mil pessoas e a subida dos descontos para a ADSE. As medidas desenhadas para compensar os 388 milhões de euros em falta depois do chumbo do Constitucional ao diploma da convergência foram aprovadas em Conselho de Ministros.

 

14 de Janeiro BES foi buscar 3.100 milhões de euros desde o regresso aos mercados em 2012

O Banco Espírito Santo (BES) foi aos mercados buscar um total de 3.100 milhões de euros para financiar a sua actividade, desde Outubro de 2012, momento em que voltou a colocar dívida junto de investidores internacionais após o interregno decorrente da crise da dívida soberana. Este valor é ligeiramente superior ao crescimento líquido dos depósitos verificado entre o final de Setembro de 2012 e igual período do ano passado. E é equivalente a cerca de um terço da exposição do grupo ao financiamento do Banco Central Europeu (BCE). Esta foi a terceira emissão de dívida sénior desde o regresso do banco aos mercados.

 

20 de Janeiro Cristiano Ronaldo recebe grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique

A duas semanas de completar 29 anos e uma semana depois de ganhar a Bola de Ouro, que o sagrou melhor jogador do mundo a jogar na Europa, Cristiano Ronaldo é condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D.Henrique.

 

"Símbolo de Portugal em todo o mundo". "Exemplo de tenacidade para as novas gerações". São estas as razões que levaram o Presidente da República a condecorar Ronaldo, "um cidadão português, conhecido no mundo inteiro como nenhum outro".

 

27 de Janeiro Ricardo Salgado reforça posição na holding da família Espírito Santo

Ricardo Salgado reforça a sua posição na "holding" de controlo da família Espírito Santo, passando a controlar um pouco mais de 17% da Espírito Santo Control. O reforço acontece na sequência das tréguas assinadas no início de Novembro entre o Grupo Espírito Santo (GES) e Pedro Queiroz Pereira (PQP), depois de semanas de disputa pelo controlo da Semapa. O acordo entre as partes levou à separação dos interesses dos dois grupos: o GES vendeu as suas participações nas "holdings" do grupo de PQP e, em troca, o empresário entregou à família os 7% que tinha na ES Control além de uma quantia em dinheiro de valor desconhecido.

A crise é de tal forma profunda que nunca vamos regressar ao ponto de partida.
 
José Silva Pereira, presidente do Conselho Económico e Social  

  

Acontecimentos internacionais

 

1 de Janeiro Letónia adere ao euro

Desde 1 de Janeiro de 2014, a Letónia é o 18º membro de um clube que, mesmo em crise, continua a captar novos sócios. Depois da  Estónia, em 2011, a Letónia é o segundo país do Báltico a aderir ao euro e, se tudo correr como o previsto, em 2015 será a vez da Lituânia. 

 

Para estes três Estados do Báltico, a adesão ao euro é fundamentalmente o corolário do que os levou a entrar na União Europeia e na NATO: consolidar a independência, apenas reconquistada em 1991, face a Moscovo.

 

3 de Janeiro Fiat e Chrysler fundem-se para atacar liderança da GM, Toyota e Volkswagen

A Fiat adquire por 3,15 mil milhões de euros os 41,5% que lhe faltavam para ter o controlo total da norte-americana Chrysler. Com esta aquisição, a Fiat espera alcançar uma dimensão global que lhe permita lutar de igual para igual com as líderes Toyota, Volkswagen e General Motors.

 

8 de Janeiro Durão Barroso visita Atenas

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, afirma que 2014 "vai ser melhor que os anos anteriores" e sublinha que a crise do euro foi ultrapassada, bem como as previsões pessimistas sobre o projecto europeu. As declarações são feitas em Atenas durante uma conferência de imprensa com o primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, no âmbito do lançamento da presidência rotativa da União Europeia, que no primeiro semestre caberá á Grécia.  

 

14 de Janeiro François Hollande apresenta programa de "rigor"

O Presidente francês anuncia um programa de "rigor" - sinónimo de austeridade em gaulês - numa lógica de relançamento da economia semelhante à seguida pelos países resgatados pela troika.

 

Numa lógica de relançamento da economia semelhante à que vem sendo seguida em vários países europeus, com especial ênfase nos resgatados pela troika, o Presidente francês anuncia um plano de austeridade que passa por uma ampla reforma do Estado – nas suas estruturas e funções – e por cortes mais profundos na despesa pública, designadamente nos "excessos e abusos" na Saúde e prestações sociais, incluindo pensões.

 

21 de Janeiro Papa Francisco envia carta ao Fórum Económico Mundial de Davos

O chefe da Igreja Católica envia uma mensagem aos participantes do 44º Fórum Económico Mundial, onde pede "a todos para que garantam que a humanidade seja servida pela riqueza e não regida por ela".

 

"Aqueles que demonstraram a capacidade para serem inovadores e para melhorarem a vida de muitas pessoas podem, através do engenho e da competência profissional, contribuir ainda mais ao colocarem a sua perícia ao serviço daqueles que estão a viver em extrema pobreza", escreve o Papa Francisco, numa mensagem lida no discurso de abertura do Fórum.

 

22 de Janeiro Elite comunista chinesa oculta empresas em paraísos fiscais

O El Pais, o The Guardian, a BBC, o Le Monde, o Süddeutsche Zeitung e o Asahi Shimbun tiveram acesso a um conjunto de informação, recolhida pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), onde é possível constatar que "pelo menos 13 parentes dos dirigentes máximos chineses, bem como 15 empresários, têm mantido empresas em paraísos fiscais".

Este consórcio analisou mais de dois milhões de arquivos de duas gestoras, a Portcullis TrustNet e a Commonwealth Trust, que operam nas ilhas Virgens. 

 

28 de Janeiro Primeiro-ministro da Ucrânia demite-se

O primeiro-ministro ucraniano, Mykola Azarov, demite-se do cargo, numa tentativa de aliviar a crise que se vive há cerca de dois meses no país, onde as autoridades não conseguem parar as manifestações contra o Governo.

"Tomei uma decisão pessoal de pedir ao Presidente da Ucrânia que aceite a minha demissão do cargo de primeiro-ministro, com o objectivo de criar uma possibilidade para que se alcance um compromisso político de resolução dos conflitos de forma pacífica", afirma Azarov em comunicado.

 

As manifestações iniciadas há mais de dois meses pela recusa do Governo em assinar um acordo de parceria com a União Europeia degeneram há dez dias em violentos confrontos que causaram três mortos, segundo as autoridades, e seis segundo a oposição, além de centenas de feridos.

 

30 de Janeiro Última reunião do Comité de Operações no Mercado Aberto (responsável pela politica monetária dos Estados Unidos) presidida por Ben Bernanke

 

Após oito anos à frente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Ben Bernanke preside à última reunião do Comité de Operações no Mercado Aberto. A partir de Fevereiro, o banco central mais importante do mundo passará a ser liderado por Janet Yellen, nomeada por Barack Obama no Outono. Bernanke deixa a Fed no meio de um processo de normalização da política ultra-acomodatícia que foi adoptada desde 2008.

 

29 de Janeiro Obama faz discurso do Estado da União

No seu quinto discurso do Estado da União (State of the Union), Barack Obama distanciou-se ainda mais da retórica do consenso, prometendo actuar sem o apoio do Partido Republicano para reduzir a pobreza e travar o aumento das desigualdades nos EUA. "Estou ansioso para trabalhar com todos vocês", afirmou o Presidente, perante os congressistas de ambos os partidos. "Mas a América não fica parada, nem eu vou ficar. Portanto, onde quer que eu possa dar passos sem legislação para aumentar as oportunidades para mais famílias americanas, é isso que vou fazer."

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio