Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Revista do ano: Junho

Junho marca o agudizar da crise no BES. O banco ainda conclui com sucesso o aumento de capital, mas os problemas não acabam. Ricardo Salgado renuncia à presidência do banco e Amílcar Morais Pires é apontado como o seu sucessor. Seria ainda em Junho que se saberia que a PT é credora de 15% da dívida do GES. Já o Governo negoceia com a troika novas medidas para encerrar o plano de ajustamento.

Miguel Baltazar/Negócios
18 de Dezembro de 2014 às 08:00
  • ...

Acontecimentos nacionais

 

5 de Junho Governo aprova nova CES 

O Conselho de Ministros de 5 de Junho aprova as medidas para as pensões que substituem a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES). De fora são deixados os fundos de pensões privados, até aqui abrangidos pela contribuição extraordinária.

 

Além das novas medidas para substituir a CES, o Executivo aprova ainda a conversão dos impostos diferidos em créditos fiscais para a banca, uma medida há muito esperada pelo sector. "O regime agora aprovado é aplicável aos gastos e variações patrimoniais negativas contabilizadas nos períodos de tributação que se iniciem em ou após 1 de Janeiro de 2015, bem como aos activos por impostos diferidos que se encontrem registados nas contas anuais do sujeito passivo relativas ao último período da tributação anterior àquela data e à parte dos gastos e variações patrimoniais negativas que lhes estejam associados", explica o comunicado do Conselho de Ministros.

 

10 de Junho Cavaco apela a diálogo até ao Orçamento 

No seu dircurso nas comemorações do 10 de Junho, o Presidente da República volta a apelar ao consenso entre os vários partidos políticos. Cavaco Silva diz que o tempo que se estende até à discussão do Orçamento do Estado é de "diálogo" e os principais partidos políticos devem chegar a um compromisso nas matérias mais importantes. O discurso fica marcado pela indisposição do Presidente, que teve inclusive que interromper o discurso.

 

11 de Junho BES conclui aumento de capital 

Antes do tumulto, o BES ainda conclui com sucesso o aumento de capital de 1.045 milhões de euros, com a procura a superar em 79% a oferta. Esta operação decorre poucos dias antes de se intensificarem os problemas no banco e dará origem a vários processos judiciais. Os investidores que participaram neste aumento de capital poderão ter perdas de 100%.

 

No mesmo dia, Portugal vai ao mercado, em mais uma operação bem sucedida. A República suporta o custo mais baixo desde 2005 na emissão de dívida a 10 anos. O IGCP consegue colocar 925 milhões, mais 30% do que o máximo previsto pelo instituto.Os títulos são vendidos a um preço que pressupõe uma rendibilidade de 3,2524%, abaixo dos 3,5752% suportados na anterior emissão a 10 anos feita pelo IGCP, a 23 de Abril. 

 

12 de Junho Estado conclui venda de 11% da REN 

O Estado conclui a venda da sua participação na REN, no âmbito da Operação Pública de Venda (OPV). O Executivo encaixa cerca de 157 milhões de euros com a operação, sendo que o preço das acções na oferta pública de venda é fixado em 2,68 euros. Ao contrário da primeira OPV da empresa, esta operação conta com uma fraca participação dos investidores de retalho.

 

16 de Junho Portugal é goleado pela Alemanha 

Portugal estrea-se no Mundial de Futebol com uma derrota pesada. A equipa das Quinas sofre uma goleada de 4-0, face à Alemanha. A prestação da Selecção Nacional não irá além da fase de grupos.

 

19 de Junho Troika não publica 12ª avaliação

A troika desiste de publicar os relatórios referentes à 12ª avaliação ao programa de ajustamento, apesar dos trabalhos já estarem avançados. No mesmo dia, a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, vai ao Eurogrupo justificar a razão para Portugal abdicar da última tranche do empréstimo. A ministra explica ainda porque é que decidiu adiar medidas substitutivas a algumas propostas chumbadas em Maio pelo Tribunal Constitucional.

 

20 de Junho Salgado renuncia à presidência do BES e família aponta Morais Pires para substituí-lo

O dia 20 de Junho marca a saída de Ricardo Salgado da presidência do BES. Após um reunião com o Banco de Portugal, o banqueiro apresenta a sua demissão, abrindo espaço para a saída da família Espírito Santo da gestão do banco, tal como foi exigido pelo regulador. Amílcar Morais Pires é a escolha da família para substituir o anterior presidente à frente do BES. Uma solução que não viria a ser duradoura, com o banco a ser resgatado no Verão.

 

25 de Junho BPI antecipa reembolso ao Estado

O BPI conclui o reembolso da última parcela da ajuda estatal, no valor de 420 milhões de euros. Após o pagamento desta tranche, o BPI deixa de ter assim qualquer ajuda estatal e é o primeiro banco a devolver o apoio ao Estado. 

 

27 de Junho PT é credora de 15% da dívida do GES 

O nome da Portugal Telecom é pela primeira vez implicado no caso BES. É noticiado que a empresa liderada por Henrique Granadeiro investiu 900 milhões de euros em títulos de dívida do Grupo Espírito Santo (GES), num momento em que já se verificavam dificuldades financeiras.

 

O euro precisa de um ministro das Finanças para amanhã.
 
Wolfgang Schäuble
Ministro das Finanças alemão

 

Acontecimentos internacionais

 

2 de Junho Juan Carlos abdica do trono em Espanha 

Eram 10h30 da manhã em Madrid, menos uma hora em Portugal, quando o primeiro-ministro Mariano Rajoy comunica à imprensa que o rei Juan Carlos decidiu abdicar do trono, em Espanha. Felipe de Bourbon é nomeado o sucessor do monarca, colocando uma nova geração no trono espanhol.

 

Algumas horas após o anúncio, Juan Carlos dirige-se ao povo para justificar a sua decisão, argumentando que abdicou a favor de uma nova geração "que reclama papel de protagonista" e que é capaz de enfrentar "com determinação" as mudanças e reformas que a actual conjuntura "exige". 

 

4 de Junho Bruxelas propõe adesão da Lituânia ao euro em 2015 

A Comissão Europeia propõe ao conselho de ministros da União Europeia a adesão da Lituânia ao euro já no dia 1 de Janeiro de 2015. A Lituânia será o 19º membro da moeda europeia. Segundo o Relatório de Convergência de 2014 divulgado no mesmo dia, dos dez Estados-membros analisados - Bulgária, República Checa, Croácia, Estónia, Letónia, Lituânia, Hungria, Polónia, Roménia e Suécia - apenas a Lituânia cumpria as condições necessárias para aderir à moeda única.

 

5 de Junho BCE aprova conjunto histórico de medidas 

Na reunião de Junho, Mario Draghi surpreende o mercado com um pacote de medidas inédito. Além de baixar a taxa de juro de referência na Zona Euro para um novo mínimo histórico (de 0,25%, para 0,15%), o presidente do BCE coloca as taxas dos depósitos em valores negativos, numa tentativa de fazer chegar financiamento à economia.

 

A instituição aprova ainda a realização de diversas operações de empréstimos de longo prazo aos bancos da Zona Euro. Em aberto fica a possibilidade da instituição comprar dívida pública no futuro. Com a taxa de inflação em níveis perigosamente baixos nos países do euro, a expectativa é que a entidade continue a intervir para estimular o crescimento na região. 

 

12 de Junho Manifestações e protestos marcam arranque do Mundial no Brasil 

Após meses marcados por manifestações e episódios de violência, o Brasil e a Croácia deram, no dia 12 de Junho, o pontapé de saída no Mundial 2014. Fora de campo, o início da Copa fica marcado por protestos, deixando vários feridos. Dentro de campo, a equipa canarinha vence o primeiro embate, por 3-1, mas foi a Alemanha que no final da competição levou a Taça da Mundo para casa.

 

16 de Junho Tensão no Iraque sustenta petróleo 

Os avanços dos extremistas no Iraque fazem tremer os mercados. Os receios que os jihadistas continuem a conquistar cidades importantes no país, um dos maiores fornecedores mundiais de petróleo, alimentam os receios de que estes conflitos afectem o fornecimento de crude sustentam as cotações da matéria-prima. O Brent negoceia em torno dos 113 dólares por barril.

 

Desde então, os preços afundaram, com a matéria-prima a tombar mais de 40% desde o início do ano, arrastados pela guerra por quota de mercado entre os produtores americanos e os países da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

 

27 de Junho Juncker é o novo presidente da CE 

Apesar da oposição do Reino Unido e da Hungria, Jean-Claude Juncker, ex-primeiro-ministro do Luxemburgo, é eleito presidente da Comissão Europeia. Foi a primeira vez na história que um presidente da Comissão não reuniu consenso. Juncker substituiu Durão Barroso na Comissão Europeia no início de Novembro. 

Ver comentários
Saber mais revista do ano
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio