Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos consumidores recupera em Outubro

Em Outubro, a confiança dos consumidores voltou a aumentar depois de vários meses em queda. O clima económico estabilizou.

Miguel Baltazar/Negócios
30 de Outubro de 2018 às 09:55
  • ...
O indicador de confiança dos consumidores recuperou em Outubro, invertendo a tendência dos últimos meses. Já o indicador de clima económico estabilizou nesse mês. Os dados foram divulgados esta terça-feira, 30 de Outubro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em Maio, a confiança dos consumidores atingiu um máximo histórico. Desde aí que o indicador tem vindo a cair, mas no trimestre terminado em Outubro inverteu a tendência.

"O aumento do indicador de confiança dos consumidores em Outubro reflectiu o contributo positivo do saldo das perspectivas relativas à evolução da poupança, da situação financeira do agregado familiar e, em menor grau, da situação económica do país", explica o gabinete de estatísticas. 

Os portugueses estão mais optimistas em relação à "evolução passada e futura da poupança" assim como à situação financeira do agregado familiar. "Em sentido contrário, as expectativas relativas à evolução do desemprego registaram um contributo negativo", assinala o INE. 

Segundo a Direcção Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (DG Ecfin) da Comissão Europeia, o indicador de confiança dos consumidores também aumentou em Outubro tanto na União Europeia como na Zona Euro. 

Da mesma forma, o clima económico também estancou as perdas dos meses anteriores, depois de em Julho ter atingido o valor mais elevado desde 2002. O indicador estabilizou em Outubro graças aos aumentos na construção e obras públicas e no comércio, que compensaram as perdas na indústria transformadora e nos serviços.

Este indicador é calculado a partir das respostas dadas aos inquéritos qualitativos de conjuntura à indústria transformadora, ao comércio, à construção e aos serviços.
Ver comentários
Saber mais confiança dos consumidores clima económico economia PIB consumo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio