Notícia
Produção industrial em Portugal recua pelo quinto mês consecutivo
A produção das indústrias portuguesas continuou a cair em Setembro, pelo quinto mês consecutivo. Contudo, o ritmo da descida abrandou face a Agosto. Para este desempenho contribuíram sobretudo os bens de investimento.
A produção das fábricas portuguesas continuou a cair em Setembro, pelo quinto mês consecutivo. Contudo, a queda foi menos pronunciada em comparação com o mês anterior, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados esta terça-feira, 30 de Outubro.
A produção industrial caiu 0,1%, em Setembro, em comparação com o período homólogo. Em Agosto, esta descida foi de 3,3%.
Para esta evolução contribuíram todos os agrupamentos industriais, mas foram os bens de investimento que apresentaram o maior contributo positivo com um crescimento homólogo de 6,1%, que compara com uma descida de 5,1% em Agosto.
Em sentido contrário, os bens de consumo passaram de uma "variação homóloga de -0,8%, em Agosto, para -2,5% em Setembro", de acordo com o INE.
Olhando para a evolução em cadeia, a produção industrial em Portugal também sofreu uma queda, depois de três meses consecutivos de subida. De acordo com os dados do INE, o índice que mede a actividade da indústria recuou 2,8% em Setembro, quando tinha subido 2,1% em Agosto, 1,3% em Julho e 1,9% em Junho.
Para esta evolução mensal foi determinante o comportamento do agrupamento da energia, com uma variação negativa de 6,8%. Os bens de consumo também penalizaram, registando uma quebra de 3,3% neste período.