Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Portugal prevê saldo externo positivo até ao final do ano

A instituição liderada por Carlos Costa antecipa que o saldo externo continue positivo no final deste ano, fixando-se em 1,3% do produto interno bruto.

Bruno Simão
07 de Outubro de 2016 às 15:23
  • 5
  • ...

No equilíbrio face ao exterior não parece estar a existir uma alteração fundamental em 2016 quando se compara com 2015. Segundo o Boletim Económico de Outubro do Banco de Portugal, o país continuará a apresentar um excedente face ao exterior. O indicador de referência é a balança corrente e de capital, que deverá fechar o ano em 1,3% do PIB. Abaixo dos 1,7% de 2015, mas ainda em terreno sólido.

 

"O excedente externo deverá diminuir em 2016 (de 1,7% para 1,3% PIB), principalmente em resultado de uma evolução mais desfavorável da balança de rendimentos (balanças de rendimento primário e secundário), tal como observado no primeiro semestre", escreve o Banco de Portugal.

 

No entanto, acrescenta que a balança de bens e serviços – as compras e vendas ao exterior – até deverá melhorar face ao ano passado, mesmo com um "menor dinamismo das exportações". Como? Devido a um efeito positivo relacionado com a queda dos preços do petróleo.

 

"No caso da balança de capitais, projecta-se para o conjunto do ano de 2016 uma estabilização do saldo em percentagem do PIB", pode ler-se no boletim. "Esta projecção tem implícita uma recuperação da atribuição de fundos comunitários aos beneficiários finais, após a queda observada no primeiro semestre, que deverá estar associada à transição entre quadros comunitários."

Ver comentários
Saber mais saldo externo balança corrente e de capital excedente Banco de Portugal Carlos Costa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio