Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
06 de Novembro de 2009 às 11:52

Do arco da velha

(Onde o autor continua a saga do país das maravilhas com mais demónios e milagres, em tom circunspecto... relativamente).

  • 7
  • ...
(Onde o autor continua a saga do país das maravilhas com mais demónios e milagres, em tom circunspecto... relativamente).

Deus constituído arguido - Conforme noticia o oficioso Diário de Notícias Extraordinárias, num libelo acusatório muito duro, o Torquemada post-moderno José Saramago, apodando o criminoso de "filho da puta", acusou-o de delitos vários, desde homicídio a pedofilia.

Aproveitando o "momentum", intelectuais progressistas ateus fazem também notar que o obscurantismo de Deus vai ao ponto de condenar o casamento gay, como se ilide do episódio de Sodoma e Gomorra. Saramago declarou-se, ainda, terrivelmente frustrado, visto que o teólogo reaccionário Carreira das Neves maldosamente lhe fez notar a impossibilidade de satisfazer o desejo de ser herético, por não ser crente; mas acrescentou não ser homem para se deixar inibir, pelo que pondera receber o baptismo e, posteriormente, dedicar-se "full-time" à heresia.

Entretanto, Deus, argumentando que não existe, pediu o imediato arquivamento dos autos.

Como diz a Contra-Informação: se Saramago podia vender livros sem atacar a Igreja? Podia, mas não era a mesma coisa...

(E eu? Não li o livro e não gostei).

Sonho Português - Armando Vara não nos deixa fenecer a esperança e demonstra como o Sonho Português(1) continua vivo: provinciano, começa na caixa de um banco, inscreve-se num partido de poder (qual?), e chega ao topo de carreira, ganhando milhões de dracmas.

A Fundação Carnegie, constatando um novo modelo de sucesso a competir com o Sonho Americano, vai editar a obra do supra-referido, intitulada "Como fazer amigalhaços e vencer na vida", com prefácio dos Irmãos Metralha.

Entretanto, o dito Armando Vara, ao dirigir-se para o seu gabinete na Secção de Escândalos do BCP, tropeçou num par de patins e foi defenestrado, enquanto gritava na queda: "Demito-me". A notícia foi dada em primeira mão pelo Diário de Notícias Extraordinárias, enaltecendo a nobreza de carácter do nunca assaz louvado bancário ao abandonar com tal elegância a instituição financeira.

Chamado a malhar na oposição, o ministro Santos Silva ameaçou processar todos aqueles que andam a espalhar na Internet significado pouco abonatório para a sigla PS.

Aqui na Pravda, pensamos, similarmente, que Reacção só em cadeia.

Portugal a subir em "rankings"???? - É verdade, meus compatriotas! Só que se trata de "rankings" negativos, referentes à liberdade de imprensa e corrupção. E como estas meritórias classificações ocorreram antes dos casos Moura Guedes e sucatas, pode-se justificadamente pensar que tal ascensão não é aleatória, mas antes tendencial, num caminho seguro para a proximidade dos campeões Coreia do Norte e Somália, respectivamente.

Como, quanto ao programa, o Governo garante continuar o seu rumo (de sucesso, obviamente), seguindo o grande princípio que os politólogos qualificam como "tudo como dantes quartel-general em Abrantes", então a esperança é no sentido de que o orgulho nacional se não vai esgotar com o futebol e Cristiano Ronaldo. Aleluia!

Portugal a descer nas notações? - É verdade, meus compatriotas! Mas agora são esses bandalhos da Moody's, na sua campanha negra contra Sócrates, que baixaram mais um escalão para a dívida portuguesa, passando de estável para "negativo". Isso significa que o País vai pagar juros acrescidos, doravante, como gente de todos os sectores, desde o Presidente da República à mulher-a-dias do Ministério das Finanças, vinha alertando.

Mas, então, isso significa que o Governo se vai dedicar ao assunto? Não, meus compatriotas! No programa do Governo, o endividamento é tratado passageiramente com uma única palavra, aglomerada com outras diferentes não relacionadas.

Mas, como o PM vela por nós desveladamente, a questão vai ser enfrentada mas por via indirecta, no fundo graças ao crescimento económico qualitativo, em parte resultante da construção do TGV, pontes, estradas, mastabas e pirâmides. Haja sossego! Ocorre-me, porém, que o País não cresce há uma década, de nenhuma maneira, e o rumo, garantem-nos, vai ser o mesmo. Não percebo, pronto, deve ser a minha estupidez natural! É certo que, ainda há pouco, Silva Lopes lembrou que a bolha do endividamento externo pode rebentar a qualquer momento, e Braga de Macedo acenou com o espectro da falência. Mas esses ex-ministros das Finanças são conhecidos pela sua parca competência técnica e curta integridade intelectual, e Sócrates é o maior.

Repito: Haja sossego!

(1) Piada recebida por "email". Mão amiga, claro.

Advogado, autor de "Ganhar em Bolsa" (ed. D. Quixote), "Bolsa para Iniciados" e "Crónicas Politicamente Incorrectas" (ed. Presença). fbmatos1943@gmail.com
Assina esta coluna semanalmente à sexta-feira

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio