Notícia
Chinesa Xpeng entra em Portugal com três modelos elétricos
A Xpeng, marca chinesa de veículos elétricos e mobilidade inteligente, assinalou esta quinta-feira oficialmente a sua entrada no mercado português com três modelos 100% elétricos.
Representada pela Salvador Caetano Auto, a Xpeng apresenta nesta fase de lançamento uma gama composta pelo SUV Coupé Xpeng G6, pelo SUV familiar Xpeng G9 e pelo sedan desportivo Xpeng P7.
O G6 é, segundo a marca, o modelo mais importante desta gama. Com 4,753 metros de comprimento e autonomias entre 435 e 570 km, o G6 está disponível desde 46.990 euros.
Por sua vez, o utilitário-desportivo familiar G9, porta-bandeira da Xpeng, mede 4,891 metros de comprimento. Com autonomias entre 570 e 787 km, está disponível desde 62.790 euros.
Finalmente, o sedã desportivo P7 mede 4,880 metros de comprimento e está à venda com um preço desde 62.790 euros. É proposto em duas versões de abertura das portas dianteiras, normal e ‘wing edition’ (levantamento da porta na vertical).
A Xpeng arranca a sua atividade no mercado nacional com dois pontos de venda, em Lisboa e no Porto, e seis no último quadrimestre deste ano. Até final de 2025 contará com 15 concessionários, representando a totalidade da cobertura do território nacional (incluindo ilhas).
A parte de logística e peças estão centradas em Amesterdão e Madrid.
Todos os modelos têm cinco anos de garantia/ou 120 mil kms, com assistência em viagem, e a bateria oito anos /ou 160 mil km.
Quanto a vendas, a marca estima comercializar 1.000 unidades em 2025 e 2.000 unidades no ano seguinte.
O evento que marcou a entrada da Xpeng em Portugal contou com a presença de Brian Gu, vice-presidente do conselho de administração e presidente da marca chinesa, e Sérgio Ribeiro, administrador executivo da Salvador Caetano Auto & CEO Distribuição Automóvel Internacional, que assegura também a representação da Xpeng no mercado espanhol.
O grupo Salvador Caetano assegura atualmente, também, em território nacional, a marca chinesa BYD (Build Your Dreams) e a Voyah, Dongfeng e M-Hero, para Portugal e Espanha.
Para o evento de lançamento da Xpeng, a marca trouxe o seu EVTOL, ou carro-voador XPeng X2, símbolo da sua capacidade tecnológica e um projeto que poderá cruzar os céus da Europa num futuro não muito distante.
Fundada em 2014, a Xpeng tem como principal objetivo da sua estratégia global a entrada no mercado europeu. Está atualmente presente na China, na Austrália, na América Latina, no Médio Oriente e Sudoeste Asiático.