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[430.] Murganheira

Os vinhos e espumantes Murganheira apresentam-se num anúncio de imprensa construído em exclusivo na força da imagem, à boa e antiga maneira da publicidade clássica e estética.

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Os vinhos e espumantes Murganheira apresentam-se num anúncio de imprensa construído em exclusivo na força da imagem, à boa e antiga maneira da publicidade clássica e estética.

No encosto dum sofá de capa de couro vermelho, visto em detalhe, abre-se um fecho éclair até meio da imagem. Na parte superior, a abertura forma o interior de uma taça de espumante efervescendo. Na direita baixa da página, o nome da marca, sem qualquer slogan: Murganheira Vinhos e Espumantes.

Esta publicidade de sugestão meramente visual e simbólica acontece num período de publicidade com mais texto, e tantas vezes redundante, empobrecendo a capacidade da publicidade de questionar o observador, isto é, a sua capacidade estética.

Este anúncio indicia celebração, valor associado aos vinhos espumosos. A cor do sofá, vermelho, sugere atracção física e emoção. Também sugere um vestido de mulher, que ao abrir-se, revela o colo e o peito. Nesta interpretação, o vestido é de couro (como o sofá) e tem fecho éclair, o que remete para certo tipo de festa ou de mulher.

O fecho tem uma narrativa implícita, um antes e um depois. Esteve fechado e poderá abrir-se mais, pelo sofá ou pelo tronco da mulher abaixo. Ou podemos imaginar apenas o espumante no seu caminho digestivo ao descer pela imagem abaixo.

Na imagem, o espumante é o interior do sofá ou o peito duma mulher: o espumante é o sofá e é a mulher. O leitor que se imagine sentado no sofá com boa companhia.

A concretização da sugestão exigia uma apresentação estética com poucos referentes materiais na imagem (quatro: couro, fecho, bebida, nome). A simetria também confirma a ideia: sugere a taça e o corpo de mulher e, ainda, um momento de harmonia, sem problemas.

Um pequeno detalhe confirma a interpretação da presença feminina: no centro do fecho éclair, substituiu-se o botão da capa de couro por uma jóia da mesma cor, que poderemos imaginar como pendurada de um colar dourado, que seria o próprio fecho.

As jóias aparecem, de facto, noutras imagens publicitárias e de promoção das bebidas da marca, como se pode ver em http://murganheira.com. As pérolas e outras jóias sugerem um estilo de vida e um momento especial. Numa das imagens, com uma categoria estética superior a esta, de uma parede de pérolas sai uma taça também de pérolas. Noutra, para sugerir que o espumante se compara ao champanhe, saem cinco pérolas de uma ostra e o texto, muito explicativo dessa hipérbole visual, diz "Muito mais do que seria de esperar...".

O anúncio do sofá-mulher tem dois contras: primeiro, o fecho éclair parece desenhado por software de há 20 anos; segundo, a estética está demasiado próxima dum anúncio da Super Bock, em 2006, mostrando um rótulo da garrafa rasgado em cima de modo a formar a camisa aberta dum "pintas", um "macho latino". Nesse caso, a garrafa era um homem. O anúncio do espumante tanto pode ser inspiração, como homenagem ou até cópia, mas isso não interessa a esta análise. Até porque a mulher Murganheira fica bem ao lado do homem "bejeca".


etc@netcabo.pt
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