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[325.] Publicidade na minha caixa de correio

A minha caixa de correio deixa entrar água da chuva e, com a preguiça impedindo-me de resolver o caso, deixo acumular-se no fundo a publicidade não solicitada para criar uma fralda de papel absorvente.

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A minha caixa de correio deixa entrar água da chuva e, com a preguiça impedindo-me de resolver o caso, deixo acumular-se no fundo a publicidade não solicitada para criar uma fralda de papel absorvente.

Neste Setembro seco, a publicidade cresceu sem cumprir essa função como que de absorção, o que me permite escrever este artigo com razoável rigor estatístico. Retirei hoje 35 itens publicitários da caixa relativos a cerca de três semanas.


Os principais anunciantes na minha caixa de correio são as grandes e médias “superfícies”. Os publicitários transmitem a grandeza das áreas das lojas através da própria superfície dos encartes: Izi, Leroy Merlin, Media Markt, Worten, E. Leclerc e Continente ultrapassam a dimensão da edição em papel do Jornal de Negócios. São catálogos espampanantes, com letras e números enormes, cores berrantes e slogans cintilantes: receando pessoas como eu, os publicitários põem os anúncios como que aos gritos dentro das caixas do correio.

Acrescem catálogos especiais do Continente e E.Leclerc, mais pequenos. A visita à caixa de correio permitiu-me conhecer uma rede de 25 lojas em todo o país, a Fabio Lucci, com “moda a preços bombásticos”.

Incluo na publicidade o jornal Dica da Semana. É um catálogo de produtos do Lidl, temperado com alguns produtos “jornalísticos” nas páginas finais (mas a última também é do Lidl). A Dica tem sempre uma entrevista que dá um pendor cultural fortíssimo às 24 páginas de publicidade do Lidl. Os quatro exemplares que se acumularam na minha caixa incluíam entrevistas com o escritor Mia Couto, o fadista Pedro Moutinho, o violinista André Rieu e a actriz Margarida Marinho, mas o maior destaque das capas foi para o flamengo barra da Lactolus a 3,99€/Kg e a batata palha Triska a 0,99€.

Vistos estes 14 itens, passemos à propaganda política: três panfletos culturais da Câmara de Oeiras, com textos e fotos do edil, um sobre recuperação do património, outro sobre obras e jardins, bem feitos, em bom papel, bem impressos.

Dividi a publicidade de pequenas dimensões — e de “nano-mini-micro-empresas” — por ramos de actividade. A “fast food” destaca-se com cinco folhetos: McDonald’s, KFC, Telepizza e Pizza Hut, esta com dois desdobráveis. Os catálogos da McDonald’s e KFC têm a dimensão de 10,5x7,5cm para se poderem guardar na carteira ou ao pé do telefone, não sei. Os hamburgueres tratam-me por você (“Já experimentou…?”), mas o frango é mais tu cá tu lá (“Sabias que…?”)

No ramo saúde e bem estar, a caixa de correio forneceu duas propostas de ginásio (Solinca e Holmes Place) com descontos, e um “rastreio auditivo nacional esta semana”. Trata-se de um “serviço grátis para maiores de 55!” em 29 lojas da cadeia MiniSom. A indicação de que o rastreio é “nacional” deve-se à disseminação das lojas por várias regiões do país (Açores excluídos) e não a um carácter estatal, como poderia parecer. E “esta semana” pode ser qualquer uma, pois não há referência a quaisquer datas.

Os Alumínios Carlos Valentim ofereceram-me quatro exemplares do anúncio. Estão com uma promoção de 10% (não sei em relação a quê) e orçamentos grátis. Há mais alumínios: a IBS tem “conceitos inovadores” e “pack’s térmicos”. Também há ferro: As Formas do Ferro também orçamentam grátis e prometem facilidades de pagamento.

Os 7 Ofícios - Remodelações e Decoração também vão pelo orçamento grátis e mudam-me a casa em três dias, como nos programas do tipo Querido Mudei a Casa.

O Sr. António Marques faz diversos trabalhos de electricistas, estores, canalizadores, etc. O reclame, modesto, inspira confiança. Inclui o número de identificação fiscal do Sr. Marques e o telemóvel, disponível 24 horas.

A engomadoria Pau da Roupa está há “8 anos a engomar”, especifica na frente do anúncio os preços, favorece novos clientes e entrega grátis em casa acima de 60 peças.

Agora que dei atenção ao fundo da caixa de correio, fiquei a respeitar mais os pequenos empresários que têm de lutar bravamente contra o desconhecimento, num mundo infestado por publicidade, para arrancarem aqui e ali um novo cliente. Guardarei talvez alguma dos anúncios não solicitados ou pelo menos os números de contacto. Mas o reclamezinho da engomadoria fica a uso, porque, impresso apenas a uma cor e num papel pequenino, tem a generosidade de preencher todo o verso do anúncio com três jogos sudoku.

ect@netcabo.pt

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