Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

(150) – Gant

A marca Gant tem feito uma campanha de imprensa de peso recorrendo a imagens de Robert F. Kennedy, Jr. O anúncio que tenho nas mãos é um desdobrável de oito páginas de bom papel. Parece um «portfolio» de Kennedy e da sua família, vestindo roupa Gant em 19

  • ...

A capa do desdobrável mostra uma foto em grande plano deste Kennedy com sol na cara, o que o leva a franzir os olhos. Tirada ligeiramente em contrapicado, de baixo para cima, a foto engrandece a personagem. Faz deste Kennedy um homem de visão – mais um Kennedy visionário. A citação colocada por baixo confirma-o: «Nós protegemos a água, para que um dia os nossos filhos possam usufruir das mesmas oportunidades de riqueza, saúde e prosperidade.» Assina Kennedy, identificado como Presidente da Waterkeeper Alliance*. O asterisco remete para a oitava página do desdobrável, onde se lê a tradução em letras corpo 5: «Aliança para a Protecção da Água». Por baixo desta mensagem está a mensagem verdadeiramente publicitária da capa: a palavra Gant.

A citação de Kennedy sobre a água lembra a linguagem utópica do seu parente John, um dia presidente dos EUA, quando prometia belos futuros aos cidadãos da terra das oportunidades. A palavra «oportunidades» também surge nesta citação. Neste caso, soa um pouco metafórico prometer um futuro de sonho aos seus filhos, quando as imagens mostram esta família Kennedy – Robert, a mulher Mary e os três filhos –, usufruindo do mundo da água salgada, fazendo ski, pescando, lendo, passeando à beira-mar, jogando, mimando um cachorrinho, exibindo roupa Gant. Onde estão eles? Em Martha’s Vineyard, a ilha de férias no Estado de Massachusetts onde muitos políticos, artistas, e outras celebridades, incluindo o clã Kennedy, têm casa.

No interior do desdobrável, uma fotografia semelhante à da capa descreve um pouco os objectivos da Waterkeeper Alliance, fundada por este Kennedy (»proteger os recursos naturais de água no mundo»), e estabelece a ligação com a marca: «A Gant apoia a Waterkeeper Alliance na sua importantíssima missão.»

A última página, encerrando com uma foto de Kennedy pescando com um dos filhos, aprofunda a explicação do patrocínio da organização ambientalista pela Gant, empresa nascida na costa leste dos EUA, onde a ilha de Martha’s Vineyard se situa e que desenvolveu roupa  de lazer associada ao mar: «a água reflecte o estilo de vida activo que partilhamos com os nossos clientes».

No final, a Gant convida-nos a encomendar o seu «catálogo Spring & Summer**», com asteriscos que remetem para a tradução «Primavera Verão» (!). Esta coisa de as marcas não traduzirem palavras normais dos anúncios em inglês ou francês começa a lembrar aquela anedota do Circo Circus, onde actuavam os irmãos Brothers.

Deixando de lado o meritório patrocínio de uma causa ambientalista, este «portfolio» da Gant releva-se um bocadinho fora do contexto. A capa parece um cartaz eleitoral para a presidência dos EUA, heroicizando um indivíduo que a ser uma celebridade só se for na terra dele. Esta  exibição de Kennedy e da sua família, e a forma como é feita em oito páginas, fez-me lembrar a célebre frase do autor britânico G. K. Chesterton (1874 - 1936): «o jornalismo consiste principalmente em dizer ‘Lord Jones Morreu’ a pessoas que nunca souberam que Lord Jones estava vivo.»

Na verdade, quem é Robert F. Kennedy, Jr.? Eu não sabia que ele existia (embora suspeitasse) antes de o ver despreocupadamente em férias em Martha’s Vineyard neste catálogo, vestindo roupa Gant para as fotos e dizendo-se super-preocupado com o futuro da água. Um portfolio com uma celebridade ainda vá que não vá. Mas um portfolio com uma celebridade que ninguém celebra? Quantos leitores portugueses se sentirão identificados com a Gant por causa deste desdobrável de oito páginas?

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio