Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

S&P sobe notação da Irlanda para 'A'

A agência de rating aumentou em um nível, de ‘A-’ para ‘A’, a classificação da dívida soberana irlandesa, que corresponde ao sexto grau da categoria de investimento. O "outlook" é estável.

05 de Dezembro de 2014 às 18:39
  • 7
  • ...

A Standard & Poor’s elevou a notação da dívida de longo prazo italiana para o sexto nível de investimento, com perspectiva "estável", numa altura em que o país e os seus bancos recuperam do colapso do mercado imobiliário.

 

"Este ‘upgrade’ reflecte a nossa convicção de que as perspectivas de crescimento económico da Irlanda são sólidas", sublinha o relatório da agência, que reviu em alta a sua estimativa média para o crescimento do país em 2014-2016, de 2,7% para 3,7%.

 

A S&P foi a primeira das três grandes agências de rating (Moody’s e Fitch completam o pódio) a retirar a notação máxima à Irlanda, em 2009, numa altura em que os juros da dívida soberana daquele país dispararam depois de o governo ter garantido ajuda aos seus bancos em apuros, recorda a Bloomberg.

 

Depois disso, a Irlanda recebeu assistência financeira da troika (BCE, Comissão Europeia e FMI), tendo já concluído o programa de ajustamento e regressado aos mercados de financiamento.

 

Em Junho deste ano, a S&P tinha já melhorado o rating da Irlanda, ao passá-lo de ‘BBB+’ para ‘A-’, a primeira alteração à notação soberana depois de em Dezembro de 2013 o país ter concluído o programa de resgate delineado para três anos e de os seus maiores bancos terem regressado aos lucros.

 

(notícia actualizada às 18h47)

Ver comentários
Saber mais Standard & Poor's Irlanda rating
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio