Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fed de Boston avisa que trajectória de subida dos juros pode estar em risco

A quebra das estimativas para o crescimento da economia dos Estados Unidos pode fazer com que a trajectória pretendida para a subida gradual dos juros fique em causa. É o presidente da Fed de Boston que faz o alerta.

Bloomberg
13 de Janeiro de 2016 às 21:56
  • 1
  • ...

Para Eric Rosengren, presidente da Fed de Boston, a quebra das estimativas para o crescimento da economia norte-americana pode determinar uma alteração à projectada trajectória de aumento da taxa de juro directora nos Estados Unidos.

 

Esta quarta-feira, 13 de Janeiro, Rosengren disse que vai estar "especialmente atento" à evolução da condição económica global, ao surgimento de quaisquer tipo de sinais de abrandamento da economia norte-americana e ao rumo da inflação nos Estados Unidos.

 

Para o presidente da Fed de Boston, o facto de haver vários importantes parceiros comerciais dos Estados Unidos a viver numa conjuntura económica adversa poderá penalizar a economia norte-americana.

 

Os membros do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC) definiram uma projecção média para um conjunto de quatro aumentos dos juros ao longo do presente ano.

 

Na semana passada, Stanley Fischer, vice-presidente da Reserva Federal, confirmou que os membros da Fed acreditam em quatro aumentos do preço do dinheiro em 2016. Janet Yellen afiança que o rumo destes aumentos terá sempre de ser feito de forma gradual, isto depois de em Dezembro a autoridade monetária ter subido o intervalo dos juros de entre 0% e 0,25% para 0,25% e 0,5%.

 

Mas Eric Rosengren alerta para os "potenciais riscos" que poderão colocar em causa as perspectivas económicas antecipadas pela Fed, algo que tem de ser "levado em conta".

 

Os membros do FOMC estimam que a inflação cresça 1,6% em 2016, atingindo apenas a meta de 2% definida pela instituição presidida por Janet Yellen em 2018. A Fed antecipa que a maior economia mundial cresça a um ritmo de 2% ao ano no longo-prazo.

 

Ver comentários
Saber mais Fed Eric Rosengren Estados Unidos FOMC Stanley Fischer Janet Yellen Juros Crescimento Inflação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio