Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Troca de dívida permite ao BCP aumentar capital em 404 milhões de euros

Os investidores aceitaram trocar mais de 75% dos títulos de dívida emitidos pelo banco por novas acções, permitindo ao BCP avançar com um aumento de capital num valor que supera os 400 milhões de euros.

DR
11 de Junho de 2015 às 17:04
  • 17
  • ...

O BCP vai fazer um aumento de capital de 404 milhões de euros em resultado da conversão de títulos de dívida em novas acções. Isto depois de os investidores terem aceitado trocar mais de 75% dos títulos de dívida que detinham por novo capital da instituição liderada por Nuno Amado. Estas acções chegam ao mercado a 16 de Junho.

 

Tal como o Negócios tinha avançado, o BCP superou as suas próprias estimativas com a oferta pública de troca de dívida por acções. Estimava conseguir aumentar o capital em 350 milhões de euros, mas a adesão dos investidores elevou para 404 milhões de euros o montante a emitir em novos títulos. O valor máximo era de 428 milhões de euros.

 

De acordo com os dados apresentados na Euronext Lisboa, enviados à CMVM, no conjunto dos sete valores mobiliários alvo da oferta, entre obrigações subordinadas, instrumentos híbridos (títulos perpétuos subordinados com juros condicionais) e acções preferenciais, os investidores aceitaram trocar 75,71% do montante total de dívida por novas acções.

 

Os novos títulos que o banco vai entregar aos investidores que até agora eram seus credores têm um valor de 8,34 cêntimos, inferior ao que está no mercado: 8,76 cêntimos. Estas novas acções deverão começar a transaccionar na bolsa portuguesa a 16 de Junho. Com a admissão destes títulos, 68,50% do capital do banco fica disponível para negociação.

 

Rácio mais elevado

 

Com esta oferta de troca, que se traduz num aumento de capital do banco para 4.094 milhões de euros, passando a ser representado por mais de 59 mil milhões de acções, o BCP conseguirá reforçar os seus rácios, colocando-os "em linha com as melhores práticas de bancos europeus".

 

O impacto na solidez da instituição liderada por Nuno Amado poderá variar entre 0,8 e 1 pontos percentuais, atirando para valores próximos de 11% o rácio mais exigente calculado pelas regras de implementação total de Basileia III.

Se aceitou a oferta de troca do BCP saiba aqui com quantas acções vai ficar.

 

(notícia actualizada às 17h20 com mais informações sobre a operação de troca)

Ver comentários
Saber mais BCP troca dívida acções reforço rácios capital
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio