Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional cai mais de 0,50% pressionada pelos CTT, Galp e BCP

O principal índice da praça de Lisboa arrancou a sessão em terreno negativo e acompanha para já o sentimento das restantes praças europeias. Os títulos dos CTT, Galp e BCP são os que mais pressionam a praça nacional.

Miguel Baltazar/Negócios
12 de Junho de 2015 às 08:13
  • 8
  • ...

A bolsa de Lisboa arrancou a sessão em terreno negativo. O PSI-20 desce 0,60% para 5.813,70 pontos, com 11 cotadas em queda, cinco inalteradas e duas em alta. No resto da Europa, para já, a tendência é também de perdas, com as principais praças a serem pressionadas pela situação da Grécia.

Esta quinta-feira, 12 de Junho, foi noticiado que a equipa do FMI abandonou as negociações com o governo grego sem chegar a acordo.

O primeiro-ministro helénico, Alexis Tsipras, reconheceu, após um encontro com Jean-Claude Juncker, em Bruxelas, que persistem diferenças com os credores em termos "orçamentais e financeiros" e garantiu que o seu Governo está a trabalhar para superar essas divergências, com o objectivo de alcançar um acordo que garanta coesão social e sustentabilidade da dívida.

Por cá, os títulos dos CTT, Galp e BCP são os que mais pressionam a praça nacional. A empresa de serviço postal cai 1,61% para 9,48 euros.

A Galp Energia perde 0,89% para 11,15 euros depois de ontem ter chegado a subido mais de 6%. Ainda neste sector, a EDP arrancou inalterada nos 3,428 euros e a EDP Renováveis cede 0,52% para 6,536 euros.

Na banca, o BCP desce 0,80% para 8,69 cêntimos. O Negócios escreve está sexta-feira que o BCP ganha quase 19 mil accionistas com a operação de troca de dívida. O banco vai aumentar o capital em 404 milhões de euros perante a forte aceitação da oferta. Os detentores de dívida passam a ser accionistas, elevando para quase 200 mil o total de investidores.

O BPI perde 1,44% para 1,37 euros. Hoje o Negócios adianta que Isabel dos Santos é contra um novo adiamento da votação sobre o fim do limite de votos no BPI e promete actuar caso haja uma decisão nesse sentido na assembleia-geral (AG) do banco prevista para a próxima quarta-feira, 17 de Junho.

A Nos cede 0,26% para 6,78 euros. A Pharol, antiga PT SGPS, desce 1,72% para um novo mínimo histórico: 39,9 cêntimos. O Negócios falou com alguns analistas que consideram que as perdas que a cotada tem registado se devem à mudança de denominação.

(Notícia actualizada às 8h24)

 

Ver comentários
Saber mais bolsa banca PSI-20 BCP CTT Galp
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio