Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

S&P corta rating da Grécia para nono nível de lixo e Fitch coloca quatro banco em incumprimento restrito

A agência de notação financeira reduziu em um nível a classificação da dívida soberana helénica, descendo-a de CCC para CCC-. Está a apenas dois níveis de ser considerada em incumprimento.

A carregar o vídeo ...
Greece Cut to CCC- From CCC by S&P
29 de Junho de 2015 às 19:41
  • 11
  • ...

A Standard & Poor's colocou a dívida soberana da Grécia em CCC-, que corresponde ao nono nível de lixo, numa categoria em que se considera que existe um elevado risco de incumprimento e em que a capacidade de pagamento depende de condições favoráveis e sustentáveis.


Existe ainda mais um nível, o CC, dentro desta categoria. Abaixo disso, entra em "default", com um 
elevado risco de incumprimento, podendo deixar de haver capacidade integral de pagamento e com poucas perspectivas de recuperação do investimento ou dos juros.

Segundo a agência, existem agora 50% de probabilidades de a Grécia sair do Euro. A S&P interpreta a decisão do Executivo grego de realizar um referendo sobre as propostas dos credores como "uma indicação de que o governo de Alexis Tsipras vai dar prioridade à política interna".

Além do corte de rating, a perspectiva para a qualidade da dívida helénica é negativa. "O ‘outlook’ negativo para a Grécia significa que podemos baixar o rating da dívida de longo prazo para SD [‘default selectivo’] nos próximos seis meses no caso de haver uma renegociação forçada de dívida [‘distressed exchange’], sublinha a agência no seu relatório emitido esta segunda-feira.


Quando há ‘incumprimento selectivo’, quer dizer que a agência considera que Atenas já não conseguirá cumprir parte das suas obrigações de pagamento da dívida.


A Standard & Poor’s está convicta de que se não houver alterações favoráveis nas circunstâncias da Grécia, que não estejam a ser antecipadas, então "o default comercial [suspensão de pagamentos] é inevitável nos próximos seis meses".

Fitch corta o rating dos quatro principais bancos gregos

 

Entretanto, o Banco Nacional da Grécia, Piraeus, Eurobank Ergasias e Alpha Bank viram as suas classificações cortadas pela Fitch na noite de segunda-feira.

 

A classificação destas quatro instituições financeiras foi reduzida para "incumprimento restrito", o que significa um elevado risco de não pagamento de obrigações. E isto devido ao controlo de capitais imposto pelo governo, que levou ao encerramento da banca até dia 6 de Julho, o que "afecta uma parte material da dívida sénior dos bancos", sublinhou a agência de notação financeira.

 

O incumprimento restrito (ou selectivo) implica uma forte probabilidade de "default", ou seja, neste caso, de os bancos poderem não ser capazes de honrar o pagamento das suas obrigações quando estas chegam à maturidade.



(notícia actualizada pela última vez à 01h35 de terça-feira)

Ver comentários
Saber mais S&P Standard & Poor's Grécia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio