Notícia
Abertura dos mercados: Bolsas, petróleo e euro em alta
O dia começou no verde nas principais praças europeias e Lisboa não foi excepção, isto depois dos mercados asiáticos terem fechado a somar mais de 3% e numa altura em que o petróleo corrige perdas das sessões anteriores.
Os mercados em números
PSI-20 sobe 0,68% para 5.006,07 pontos
Stoxx 600 avança 0,44% para 345,71 pontos
Nikkei subiu 3,68% para 16.874,44 pontos
Yield 10 anos de Portugal soma 6,1 pontos base para 3,192%
Euro soma 0,19% para 1,1335 dólares
Petróleo avança 1,14% para 43,40 dólares por barril em Londres
Bolsas europeias em terreno positivo
As bolsas europeias abriram esta manhã no verde, uma tendência que é acompanhada pela praça lisboeta. O Stoxx 600 – índice que reúne as 600 maiores cotadas europeias - avança 0,44% para 345,71 pontos.
O PSI-20 soma 0,68% para 5.000,07 pontos, impulsionado pela Galp Energia e pela EDP Renováveis, isto numa altura em que o petróleo negoceia acima dos 40 dólares nos mercados internacionais.
Os ganhos da matéria-prima estão a ser sustentados por uma greve de trabalhadores no Kuwait que segue para o terceiro dia e está a afectar a produção, reduzindo a oferta no mercado.
A Galp soma 2,04% para 11,78 euros por acção, e a energética avança 1,16% para 6,646 euros.
Juros a 10 anos acima dos 3%
Os juros dos títulos de dívida soberana a 10 anos, período de referência, somam 6,1 pontos base no mercado secundário para 3,192%, numa altura em que a "yield" de Espanha com a mesma maturidade sobe 5,1 pontos base para 1,544%. Os juros da dívida soberana a 10 anos alemã sobem 0,7 pontos base para 0,168%.
Euro soma face ao dólar
A moeda única europeia avança 0,19% para 1,1335 dólares, numa altura em que os investidores ponderam a possibilidade de mais aumentos das taxas de juro pela Reserva Federal norte-americana ainda este ano.
Greve no Kuwait aguenta petróleo
O Brent, negociado em londres e preço de referência para as importações europeias, soma 1,14% para 43,40 dólares por barril. O West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, soma 1,01% para 40,18 dólares por barril.
A sustentar os ganhos da matéria-prima – depois das fortes perdas desta segunda-feira devido à falta de acordo em Doha para o congelar da produção – está uma greve de trabalhadores no Kuwait que travou a produção em 1,7 milhões de barris por dia e que segue hoje para o terceiro dia. Apesar do insucesso das negociações em Doha, esta greve está a reduzir a oferta, o que tem um impacto positivo no preço do ouro negro.
Fed faz ouro oscilar entre ganhos e perdas
A matéria-prima soma 0,25% para 1.235,55 dólares por onça. Escreve a Bloomberg que o ouro tem vindo a oscilar entre ganhos e perdas depois das declarações do responsável de política monetária da Reserva Federal norte-americana Eric Rosenberg.
Em causa esta a perspectiva optimista do responsável sobre a evolução da economia dos EUA o que pode abrir espaço para aumentos das taxas de juro ainda este ano, diminuindo a atractividade do ouro que, contrariamente à moeda, não paga juro.
Destaques do dia
OPA ao BPI está nas mãos de Luanda. A OPA do CaixaBank ao BPI é o plano B para o fracasso do acordo com Isabel dos Santos. Mas sem luz verde do Banco Nacional de Angola, a operação não avança.
Preço da OPA ao BPI é baixo, dizem os analistas. Os analistas realçam que o preço oferecido pelo CaixaBank pelas acções do BPI é baixo, mas argumentam que o banco catalão apenas precisa de 6% do capital para atingir uma participação superior a 50%.
Accionistas dos bancos decidem fim dos limites aos direitos de voto.O Executivo propõe gasóleo profissional para transportes públicos de mercadorias com mais de 35 toneladas em zonas de fronteira.
Pode o mês de Abril marcar uma inversão no PSI-20?. Em 2014 e 2015, o PSI-20 atingiu os máximos anuais em Abril, perdendo gás após esses recordes. Este ano a história pode ser escrita de forma diferente, com os analistas a destacarem factores favoráveis a uma recuperação da bolsa.
Governo e Bloco juntos terça-feira para discutir Programa de Estabilidade. Documento vai ser aprovado no Conselho de Ministros de quinta-feira. Costa já admitiu revisão em baixa das previsões económicas.
Com Isabel dos Santos presa ao BPI, acaba especulação no BCP. O BPI anunciou o fracasso das negociações entre o CaixaBank e Isabel dos Santos e quem está a reagir é o BCP. É que com o fim do acordo cai também a especulação em torno do banco liderado por Nuno Amado.
Acordo falhou, mas o petróleo tem pouca margem para cair. O petróleo caiu após a ausência de acordo para congelar a oferta em Doha. Mas os analistas apontam para uma margem de desvalorização apenas até aos 30 dólares.
Altri emite empréstimo obrigacionista de 40 milhões de euros. O empréstimo obrigacionista que vence em 2024 tem como objectivo a extensão do perfil de maturidade da dívida, o reforço da estrutura de capitais e a diversificação das fontes e tipologias de financiamento.
O que vai acontecer hoje
EUA. Primárias de Nova Iorque nos partidos Democrata e Republicano
Goldman Sachs. Divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2016
Intel. Divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2016
Yahoo. Divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2016
Banco de Portugal. Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito